BEM-ESTAR

Zen com a vida

03:48 · 16.10.2011
( )
Virabhadrásana a
Virabhadrásana a ( )
Vrikshásana
Vrikshásana ( )
Abdominal oblíquo com flex ring (Pilates)
Abdominal oblíquo com flex ring (Pilates) ( )
Shirshásana
Shirshásana ( )
Yoga Mudra
Yoga Mudra ( )

Espaço reúne uma série de técnicas que visam alcançar o equilíbrio, mente e corpo

O silêncio, o aroma, a luz e as cores relaxantes remetem ao aconchego do lar. É essa a sensação descrita por S.L.M, 29 anos, ao se entregar aos movimentos de alongamento consciente, que ajudam a tonificar os músculos e eliminar os resíduos químicos produzidos ao longo de um dia cansativo de trabalho. É nesse momento que a advogada consegue esvaziar a mente e focar toda sua atenção na respiração até conseguir recuperar o bem-estar físico e mental.

A prática acontece no espaço - um galpão de 400 metros quadrados, cuja estrutura metálica é feita de ferros reciclados e materiais de desmontes - que reúne uma série de atividades voltadas para a saúde e o bem-estar. Inclui desde aulas de Pilates, Yoga e alogamento consciente, até o suporte de técnicas complementares como acupuntura, massoterapia (relaxante e ayurvédica), terapia manual, naturologia, osteopatia e reiki, além de avaliação física e acompanhamento nutricional.

"É interessante observar o perfil dos que procuram por essas atividades. Enquanto algumas pessoas querem melhorar a respiração, estão muito estressados e ansiosos, outras são encaminhadas por indicação médica, são atletas e buscam movimentos conscientes e desafiadores. Mas o melhor é perceber que todos desejam encontrar a essência do movimento consciente, saudável", descreve Mariana Kayatt (graduanda em Educação Física,professora de Yoga e Pilates), sócia/proprietária do Ar+Zen (www.armaiszen.com).

Inaugurado há pouco mais de dois meses, o espaço reúne um grupo de profissionais capacitados para melhorar o desempenho do indivíduo em qualquer atividade diária, seja no trabalho, em casa, com os filhos, ou na prática de uma determinada modalidade esportiva.

Conquistas

Assim como S.L.M, conquistar flexibilidade, concentração e autoconhecimento é que o leva o representante comercial L.B, 45 anos, a praticar Hatha Yoga três vezes por semana.

É com a mesma assiduidade também que vemos M. J.D, funcionária pública aposentada, não perder uma aula de Pilates. Apesar das restrições impostas pela artrose e o sedentarismo dos últimos anos, o programa de posturas e movimentos criado para atender às suas necessidades, melhorou seu condicionamento físico assim como a sensação de relaxamento após a prática, quesitos essenciais para a melhoria da qualidade de vida.

Práticas

A equipe de profissionais que atua na área de Pilates é capacitada para atender o fitness, com foco nos atletas, assim como pessoas da terceira idade, sedentários ou com algum tipo de restrição física (sobrepeso, doenças crônicas). É formada pelos instrutores Bilica Pestana, Ricardo Freire, Mariana Kayatt, Karen Corsubel, Everton Furtado, Daniel Rabelo, Emanuela Bezerra e Fernanda Andrade, todos com formação da Physio Pilates ou Jurema Barreto.

No caso do Yoga, os profissionais são habilitados em Hatha Yoga, Ashtanga Yoga e Vinyasa Yoga, a exemplo de Susana Marques, Lucas Carvalho, Mariana Kayatt e Cristiano Bezerra. As aulas de alongamento consciente são ministradas por Jane Rebouças que utiliza de vários recursos como dança, pilates solo, movimentos funcionais, todos com o propósito de fazer o praticante conquistar mobilidade.

O equilíbrio mente-corpo é complementado com a avaliação nutricional realizada pela nutricionista e engenheira de alimentos, Giulliana Mastroianne (especializada em cirurgia bariátrica e obesidade infantil). A acupunturista e fisioterapeuta Hayde Lima, com especialização em acupuntura estética trata pacientes com diferentes tipos de queixas (dor), assim como para reduzir problemas de flacidez e olheiras. As manipulações estão a cargo de Mayra Viana, enquanto Juliane Revati realiza atendimentos com o Reiki (imposição das mãos para tratar ansiedade, medo e bloqueios).

A naturóloga Kelly Cordeiro utiliza as propriedades das algas marinhas na elaboração de chás para tratar problemas gastrointestinais. A avaliação física personalizada é feita por Paulo César (que estabelece objetivos/metas de acordo com o perfil de cada paciente), ao passo que o relaxamento tem sido alcançado por muitos através dos toques sutis da equipe de massoterapeutas como Miriam Delamônica, Fátima Nobre, Possidônio Montenegro e Débora Vilas Boas.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.