Atividade

Versatilidade dos exercícios físicos em um treino orgânico

00:00 · 28.10.2013

A combinação de diversos métodos de treino ganhou um nome definido pelos profissionais de educação física Terêncio Abreu e Ícaro Filho, chama-se Treinamento Orgânico.

Os profissionais de educação física Terêncio Abreu e Ícaro Filho criaram e patentearam o método chamado Treinamento Orgânico Foto: Kléber Gonçalves

A modalidade traz o conceito de atividade física orgânica, que consiste na mistura harmoniosa de diferentes vertentes de treinos físicos que vão desde os tradicionais da ginástica localizada, do treinamento funcional ou da musculação, à prática de movimentos de uma arte marcial ou de outros esportes. A execução dos movimentos é a proposta de acordo com aptidões, metas e preferências de cada pessoa.

"Tudo combinado equilibradamente segundo suas necessidades e seus objetivos. O método orgânico vai funcionar construindo, juntamente com o aluno, o melhor caminho para que sejam realizados", completa Terêncio Abreu.

Preparação

Para isso, ambos os professores garantem que o ponto de partida para aplicação do método orgânico é o levantamento do contexto em que o praticante se encontra no cotidiano por meio de um questionário formado por perguntas objetivas e subjetivas (estilo de vida, profissão, histórico de saúde, lesões, dores e incômodos, hábitos alimentares, o tipo de música que gosta de ouvir quando está se exercitando), seguido de avaliação física e postural.

Ícaro Filho esclarece que esse primeiro passo é fundamental antes de dar início à modalidade. Isso porque a proposta é a adequação da atividade física ao modo de vida de quem a pratica.

"Levando em conta que cada corpo tem características e limitações próprias, buscamos realizar a personalização do atendimento para, dessa maneira, construirmos uma nova leitura da forma de aplicação dos exercícios já existentes", revela.

Para todos

Essas características fazem do método orgânico, uma técnica mutável e progressiva, porque os treinos se propõem a modificar constantemente, fazendo com que o formato das aulas seja determinado de acordo com o retorno e resultado diário do aluno ao professor.

Indicado a todas as idades e destinado a diversos propósitos, o treinamento orgânico irá alcançar o objetivo de forma lúdica e prazerosa, segundo os professores.

"Já tive um aluno que queria se preparar para competir em um campeonato mundial de jiu-jitsu, esporte de alto impacto. Como também já treinei um aluno idoso cujo objetivo era voltar a realizar os afazeres domésticos, como trocar a lâmpada, consertar o chuveiro, etc.", exemplifica Ícaro.

Patenteado

O conceito de treinamento orgânico foi organizado e patenteado pelos dois profissionais por meio do Núcleo de Atendimento Personalizado para Treinos e Reabilitação Física, Physical Lab. Com o propósito de levar a mais pessoas o padrão Physical Lab de atendimento esportivo, junto com os sócios Rafael e Ribamar Mota, eles construíam em Fortaleza o complexo Physical Lab, inaugurado ontem, dia 28.

"Foi concebido para proporcionar uma forma diferenciada de vivenciar a atividade física. No lugar, há atividades esportivas para todos os gostos como artes marciais, danças, yoga, spinning, e, claro, o treinamento orgânico", acrescenta Terêncio Abreu.

Além disso, o local ainda dispõe de clínica de nutrição, atendimento em osteopatia e massoterapia, serviço de estética, barber shopp, dentre outros serviços.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.