+Atividade física

Triathlon indoor oferece dinamismo e segurança

00:59 · 20.08.2013
O trio de exercícios: natação, corrida e ciclismo, praticados ao ar livre, agora podem ser feitos nas academias

Benefícios para o corpo e a mente. Praticar exercícios, hoje, vai além da busca pela beleza estética e se posiciona como um instrumento para quem deseja alcançar bem-estar e saúde. Seja malhando, caminhando ou correndo, os estudos revelam que aqueles que praticam atividade física com regularidade se tornam mais dispostos, bem-humorados e saudáveis.

No Clube do Vôlei, em Fortaleza, o triathlon indoor tem conquistado adeptos que destacam a diversidade de movimentos da prática e os resultados benéficos dos exercícios ao corpo e à mente. Foto: José Leomar

Agora, imagine os resultados e até mesmo a diversão de unir em 60 minutos três modalidades de esporte distintas: natação, ciclismo e corrida. O triathlon, como é conhecida essa prática, saiu das ruas e deixou de ser praticado apenas ao ar livre, chegando às academias e conquistando adeptos.

Dessa maneira, o triathlon indoor vem com uma proposta diferente: exercícios entre quatro paredes, com acompanhamento de professor e uma infraestrutura que proporciona conforto ao aluno.

Uma atividade física ideal para quem deseja fazer esse esporte sem se arriscar pelas ruas ou se expor muito aos malefícios do sol. São 25 minutos de ciclismo, seguidos de mais 25 minutos na esteira e finalizando na piscina, com a natação, durante 20 minutos.

Por acontecer dentro de uma estrutura física e não ao ar livre, há quem torça o nariz para a prática, entretanto, a educadora física Fátima Martins destaca os aspectos positivos de sair da maneira tradicional da atividade: acompanhamento, comodidade e, principalmente, segurança. Embora a atividade esteja crescendo, ainda há quem pense que esse tipo de exercício vale apenas para os íntimos das bicicletas, piscinas e esteiras. Uma ideia equivocada, segundo explica a educadora.

Para todos

"O triathlon indoor é possível para todos, basta querer. A única coisa que pode impedir uma pessoa de fazer o exercício é alguma restrição médica. Se não tiver, pode ser praticado por quem quiser, inclusive, adolescentes e pessoas que já passaram dos 40", esclarece a educadora física, que acompanha de perto o desempenho dos alunos.

Fátima Martins ainda acrescenta que, por priorizar exercícios aeróbicos, o triathlon indoor é ideal a quem deseja emagrecer com saúde. "O ponto positivo disso é que não são exercícios monótonos, o que traz ainda mais resultados".

Quem conheceu de perto a atividade, confirma essa ideia. Sem muito tempo livre para se exercitar, Luana Maia, 24, sempre buscou se encaixar em diversos esportes como tentativa de manter a forma, mas acabava parando porque enjoava de movimentos repetitivos. "Sair de casa para passar uma hora inteira fazendo musculação era um martírio para mim, que longo cansava de fazer os mesmos movimentos", compartilha.

Foi aí que, por meio de um programa de TV, conheceu o triathlon indoor e procurou locais em Fortaleza que oferecessem o serviço. "Foi onde realmente me encontrei, porque sei que vou me movimentar de todas as maneiras possíveis".

FIQUE POR DENTRO

Benefícios do triathlon indoor ao corpo

Durante a corrida, a gordura é substituída por músculo, ou seja, massa magra. Além disso, com esse exercício, há prevenção do acidente vascular cerebral (AVC), da hipertensão arterial e da doença coronária.

A natação, que também faz parte do triathlon, ajuda a aliviar as dores causadas pela artrose e também retarda os efeitos do envelhecimento. Já a prática do ciclismo auxilia na retenção de líquidos, pois quanto mais se pedala, mais o metabolismo acelera. Uma dica da educadora física Fátima Martins é sempre manter o corpo hidratado e alimentado antes e depois das atividades.

O triathlon permite, ainda, o desenvolvimento da capacidade aeróbica, já que trabalha a musculatura de uma maneira completa, pois todos as partes do corpo são movimentados durante a prática dos três esportes. É uma oportunidade, também, para melhorar a saúde mental e fazer novos amigos.

LÍVIA LOPES
REPÓRTER

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.