EDITORIAL

Tempo de ´ouvir´ o corpo

21:16 · 30.04.2011
Saúde é um bem que precisa ser cultivado, cuidado e regado tal como uma plantinha. É o que nós, que fazemos o Viva, temos nos empenhado em realizar ao longo dos últimos 15 anos. Tempo em que temos aprendido, juntos, a conhecer melhor a linguagem do nosso corpo e como ele é sensível (e adoece) em consequência de múltiplos fatores.

Que padece diante das oscilações de humor e da fragilidade do sistema imune. Que enfraquece frente às pressões do cotidiano, do estresse, da falta de lazer ou de sono. Que grita quando nos excedemos (no trabalho, na comida, na prática de exercícios). Que somatiza e chora em resposta às emoções e à sensação de impotência diante de catástrofes e barbáries que a mídia (em tempo real) nos coloca frente a frente todos os dias.

E é por entendermos a importância dessa estreita relação mente-corpo- espírito que iniciamos, a partir desta edição, uma série especial. Registraremos em cinco cadernos os avanços, descobertas, sobretudo, a evolução no modo de entender o sentido do adoecer e da saúde. Mas, também, como tratar e nos valermos das terapias milenares, da escuta do corpo e do que a natureza tem a nos oferecer.

Neste primeiro número, a promoção, a prevenção e a recuperação da saúde são analisadas sob a ótica das terapias integrativas. Inicialmente denominadas alternativas e vistas com certa reserva por muitos, hoje têm sua eficácia comprovada e caminham lado a lado com a medicina alopática. À nossa saúde!

Giovanna Sampaio - Editora

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.