Controle

Tecnologia é aliada na caminhada

23:44 · 11.03.2013
Educador físico indica como o GPS e o pedômetro ajudam o atleta a medir e controlar os limites dos exercícios

Para alcançarmos as metas traçadas, sejam elas ligadas à perda de peso ou à manutenção do condicionamento físico, temos ao nosso lado uma aliada importante: a tecnologia. É por meio de instrumentos que multiplicam-se as possibilidades de controlarmos os limites e manter o corpo saudável. Dentre essas ferramentas estão o pedômetro e o relógio com GPS. Ambos com funções diferentes, mas o objetivo é similar: auxiliar o indivíduo durante as atividades e exercícios físicos.

Os que optam pelo pedômetro podem controlar seus passos, uma vez que o aparelho é o responsável por contabilizá-los. Assim, quanto mais o estilo de vida for ativo, maior o gasto calórico e melhor o trabalho realizado em diferentes sistema, a exemplo do cardiovascular.

O acessório é indicado para as pessoas que realizam atividades físicas, ou seja, qualquer movimento involuntário ou intencional que se faz no dia a dia, como sair do carro para ir em direção a um destino certo. Já o exercício é uma atividade mais estruturada, pois visa aptidão física, lazer, recreação ou reabilitação.

Segundo o educador físico Rossman Cavalcante, mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisas demonstram que o acúmulo aproximado de 7 mil passos, ao longo do dia, significa o alcance de um nível de atividade física compatível com o padrão saúde. Já para quem deseja perder peso, o aconselhável é atingir 10 mil passos.

"Parece muito, mas não é. Interessante porque as pessoas ficam mais ligadas e naturalmente mensuram o quanto caminharam ou ainda precisam caminhar. A ideia é acumular, cada vez mais, passos. Vale subir e descer escada, por exemplo", justifica Rossman.

O pedômetro também é indicado para medir a passada numa caminhada ou corrida. O cálculo se dá por meio da divisão de uma distância correta que o indivíduo percorreu e quantos passos ele contabilizou. "Apesar dessas funções, é pouca a procura por pedômetros em Fortaleza. O acessório é uma opção, mas existem outras mais completas", justifica. Uma dessas possibilidades mais precisas é o relógio equipado com GPS (Sistema de Posicionamento Global), item sempre presente nos programas das assessorias esportivas.

JÉSSICA PETRUCCI
REPÓRTER

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.