Exercício

Sol, mar e amigos: hábito de nadar na praia gera alegria

01:13 · 27.08.2013
Praticantes afirmam que exercício ajuda na disposição, rejuvenesce, e auxilia na manutenção de uma vida saudável

Antes mesmo do sol nascer, Rose Mazzatto já está na praia com os equipamentos necessários para nadar no mar por uma hora. Rotina que segue há 15 anos, durante três vezes na semana, e da qual não pensa em abrir mão.

Rose Mazzato veste o bíquini pelas manhãs há 15 anos e observa os resultados no corpo, na saúde e no humor diário fotos: Natinho Rodrigues

Com um sorriso no rosto, marca registrada de todos no grupo MMA, a funcionária pública conta que não se imagina sem seus exercícios matinais e explica o motivo: "O contato com a natureza muda o nosso corpo e nossa mente. Nos transforma em pessoas melhores".

Bem-humorada, ela vê o grupo de nadadores como uma segunda família e garante que não há como ter um dia ruim após se exercitar com os amigos na praia. Entretanto, o prazer de nadar que Rose Mazzato tem hoje é diferente da época em que começou a prática, quando tinha medo de entrar no mar. "Percebi que isso era bobagem e, hoje, tenho uma ligação muito forte com o mar", destaca.

Os benefícios, porém, não são observados apenas na disposição e no humor da funcionária pública. Durante o nado no mar, o corpo também é trabalhado de todas as formas. "São movimentos distintos que nos ajudam a respirar melhor e a definir os músculos, pois utilizamos cada membro muito bem", diz.

Assim como ela, quem também tem uma relação de amor e intimidade com o mar é o representante de vendas Raimundo Aguiar.

Ele nada na praia há mais de 40 anos e é reconhecido como o professor dos novos alunos que chegam ao grupo, pela disposição em orientar os novatos a respeito das técnicas do nado.

Há mais de 40 anos, Raimundo Aguiar pratica natação. Tanto tempo perto do mar lhe renderam bons amigos, disposição dobrada e domínio do esporte

"Aqui não temos problema com a idade, tem gente nova e gente mais velha, mas todo mundo se entende muito bem na hora de nadar, porque buscamos o mesmo objetivo: nos sentir bem", esclarece.

Na opinião de Aguiar, o nado na praia significa, antes de tudo, saúde. Ele relata que alguns membros do MMA deixaram de fumar e emagreceram depois que se dispuseram a acordar cedinho para fazer o exercício. Para ele, são essas pequenas atitudes e decisões que contribuem para uma mudança significativa de vida e hábito.

SAIBA MAIS

No corpo
, a água atua com um efeito relaxante, favorecendo, dessa maneira, as funções orgânicas e melhorando o circulação.

Para garantir um melhor resultado, é importante se preparar bem antes mesmo de entrar no mar. O indicado é fazer um bom alongamento e, se possível, uma caminha de aproximadamente 20 minutos.

Entre outros benefícios, a natação é uma boa aliada para quem deseja fortalecer os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões, o que resulta na melhora da respiração.

É fundamental, também, não esquecer os equipamentos de segurança, como boia, nadadeira e óculos. Outra dica é nunca entrar no mar sozinho, somente em grupos.

Geralmente, a natação no mar é praticada logo cedo, mesmo assim, não se pode brincar com o sol. Uma boa camada de protetor solar é ideal para proteger e hidratar a pele dentro e fora da água.

LÍVIA LOPES
REPÓRTER

FRASES

"Apesar de praticar natação há anos, todos os dias eu vejo o mar de uma maneira diferente. É sempre uma novidade"

Rose Mazzato
Funcionária Pública

"Todos podem fazer esse tipo de exercício. O importante é saber que cada pessoa tem a sua velocidade no nado"

Raimundo Aguiar
Representante de vendas

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.