RESTRIÇÃO

Sódio está em quase tudo

18:27 · 13.08.2011
( )
Biscoitos recheados, salgadinhos, doces, bolos, embutidos e refrigerantes (diet e light) também são alimentos ricos em sódio, representando um perigo à saúde cardiovascular e renal
Biscoitos recheados, salgadinhos, doces, bolos, embutidos e refrigerantes (diet e light) também são alimentos ricos em sódio, representando um perigo à saúde cardiovascular e renal ( FOTO: ALEX COSTA )
Assim como os adultos, recomenda-se que as crianças tenham uma dieta "fria" a sal

Não há nada melhor do que sentar à mesa com a família e sentir o cheirinho e o sabor de uma comida bem temperada. Por outro lado, há sempre aquele parente que não está satisfeito. "A comida está precisando de mais sal! Cadê o saleiro"? Há também os que optam por fast-foods e alimentos processados, ricos em gorduras e, é claro, sódio. Muitos ainda não têm consciência é de que, até mesmo doces e bolachas recheadas, bem como refrigerantes light e diet contenham o mineral em excesso, colocando em risco a saúde de toda a família.

Pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a maioria dos brasileiros consome mais sal (do que o recomendado pelos órgãos nacionais e internacionais de saúde - 5g/dia (mg/dia) -, apontando uma média geral de ingestão de 12g/dia. Há ainda uma preocupação especial com crianças e jovens, que, conforme a cardiologista do Centro de Diabetes e Hipertensão (CIDH), dra. Ana Lúcia de Sá Leitão Ramos, cada vez mais cedo apresentam problemas cardíacos.

Diante de dados como esse, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde, com apoio da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SNH), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), lançaram a campanha "Menos sal. Sua saúde agradece!". O objetivo é incentivar a redução do consumo de sal na população brasileira. Da mesma forma, o governo federal tornou legal e obrigatória a redução de sódio em alimentos industrializados e de redes fast-food, assegurando que os produtores reajustem suas fórmulas.


Hipertensão Arterial

"Uma criança de 6 anos não deve consumir mais do que 2 gramas de sódio por dia"

Ana Lúcia de Sá Leitão Ramos
Cardiologista, Profa. do curso de Medicina da UNIFOR


ANAMÉLIA SAMPAIO
REPÓRTER

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.