Massagens

Saiba como evitar o cansaço ocular

02:10 · 26.06.2011
Com a devida indicação médica, os exercícios podem melhorar a circulação na região dos olhos

Para usar o computador e o videogame por mais de duas horas ininterruptas, aplicar colírios sem prescrição médica, lentes de óculos que não filtram 100% da radiação UVA e UVB e deixar de proteger os olhos da radiação nos meses mais frios são as causas mais frequentes de danos à saúde ocular.

Como são hábitos que fazem parte do universo adulto e infantil, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier faz algumas recomendações eroftálmicas para que sejam incorporadas à rotina. São elas: o monitor deve ficar 10 a 20 graus abaixo do nível dos olhos; a distância entre a tela do monitor e os olhos deve ser de 60 centímetros; o monitor não deve ficar de frente para a janela, pois a luminosidade causa ofuscamento; também não deve ficar de costas, pois forma sombras e reflexos que causam desconforto; é indicado evitar excesso de luminosidade das lâmpadas e luz natural, pois as pupilas se contraem e geram cansaço visual.

O cansaço ocular também pode ser evitado ao se ficar atento e regular sempre a tela com o máximo de contraste e não de luminosidade; manter a tela do computador sempre limpa; a cada hora, descansar de 5 a 10 minutos (saindo de frente do monitor); e piscar os olhos voluntariamente sempre que estiver usando o computador.

Dor de cabeça, olho seco e visão turva estão entre os principais sintomas de cansaço ocular. Nas crianças, este cansaço pode repercutir na saúde ocular com o surgimento da miopia acomodativa e na dificuldade temporária de enxergar à distância.

Tal condição acontece, explica o oftalmologista Leôncio Queiroz, "porque na infância a visão está em desenvolvimento e o esforço concentrado para enxergar de perto quando operam computadores e videogames, induz a uma menor acomodação, ou seja, capacidade do cristalino de focar em várias distâncias. Nos adultos, o estresse da musculatura ciliar pode reduzir a produtividade em até 20%".

Fluxo sanguíneo

Para prevenir o cansaço ocular, o médico ressalta a importância de relaxar a musculatura na região e estimular a circulação ao redor dos olhos. Para tanto, indica optar por massagens visando evitar a ptose palpebral, ou seja, a pálpebra caída. Além de comprometer a aparência pode prejudicar a visão nos casos mais avançados.

Como em todas as demais partes do corpo, "o bom fluxo sanguíneo é essencial para a saúde dos olhos, especialmente na retina (membrana ocular posterior que capta as imagens e as transforma em impulsos nervosos enviados ao cérebro pelo nervo óptico)", informa o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, em Campinas.

Quando há insuficiência de irrigação sanguínea (ou isquemia) cresce o risco de provocar a morte de células da retina, comprometendo definitivamente a visão. "Esta isquemia, explica o médico, pode ser causada por tabagismo, má alimentação ou doenças que causam o acúmulo de colesterol nas paredes das artérias retinianas". Em função desse possível dano, Dr. Leôncio Queiroz destaca a necessidade, a partir dos 40 anos, do indivíduo ser submetido a um check-up ocular anual.

Sobre a possibilidade da indicação de massagens ser incluída ou sugerida em consultas de rotina, Dr. Leôncio Queiroz Neto justifica que isso não ocorre "porque podem ser praticadas de forma errada". Ressalta também que ao se esfregar vigorosamente as pálpebras, há riscos de provocar blefarite (inflamação das pálpebras), além de prejudicar a saúde da córnea (membrana transparente que fica na frente da íris - parte colorida do olho.

Segundo pesquisa realizada com 1,2 mil pacientes do Instituto Penido Burnier (Transitions), cerca de 65% dos pacientes que utilizam o computador por mais de duas horas ininterruptas apresentaram fadiga visual. Assim, para evitar a queda da produtividade em adultos e a miopia acomodativa entre crianças, Dr. Leôncio Queiroz lembra que a recomendação médica mais usual é a de que o paciente descanse a visão a cada hora de atividade ao olhar de 5 a 10 minutos para o horizonte.

Massagens

Realizar exercícios e massagear os olhos com técnicas recomendadas pelo médico (veja quadro ao lado) fornece oxigênio e nutrientes vitais. Mas antes de iniciar os exercícios é importante certificar-se que está com as mãos devidamente higienizadas e sem resíduos.

Importante: para massagear, use sempre o dedo anular (4º dedo, naturalmente o mais fraco e suave) para passar o creme ocular. Quando aplicado de manhã, refresca e hidrata a pele, enquanto à noite suaviza realmente o contorno da região dos olhos.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.