Curtas

Saciedade

22:22 · 22.10.2011
Muitas vezes, fazer uma refeição completa não é sinônimo de saciedade. Alguns alimentos, no entanto, podem ajudar a nos manter saciados por mais tempo. São fáceis de se encontrar e um tanto quanto saudáveis.  Pesquisa recente da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, indica que a frutose (o açúcar das frutas) é uma dessas substâncias, pois age "enganando" o estômago e prevenindo o desejo de comer mais. Beber bastante água é outro fator que regula a fome e nos permite atacar menos a geladeira.

Videogames

A neurocientista Baroness Greenfield, afirmou, durante conferência na Inglaterra, a relação entre o uso excessivo de jogos de computador e a demência. Segundo ela, em apenas um ano, uma criança pode gastar mais de duas mil horas na frente de uma tela, correndo o risco de adquirir o vício. Além disso, as conexões cerebrais podem ser temporariamente desativadas pelas atividades com forte conteúdo sensorial. "Ou elas podem ser desativadas permanentemente pela degeneração, ou seja, a demência", ressaltou.

Estresse

De acordo com estudo realizado pela Universidade de Oxford, Inglaterra, mulheres estressadas são mais propensas a conceber bebês do sexo feminino. O cortisol de 338 voluntárias que tentavam engravidar foi monitorado. Nasceram 58 meninos e 72 meninas, o que contraria a média do Reino Unido, de 105 meninos para cada 100 meninas. As mães das garotas tinham um nível 50% maior de cortisol do que as dos garotos. É possível que altos níveis de cortisol dificultem a implantação dos embriões masculinos no útero.

Câncer

Cientistas do Instituto Karolinska, Suécia, descobriram que 40% dos cânceres (incluindo tumores cerebrais e leucemia) podem ser causados por vírus. Caso essa ligação se confirme será possível abrir caminhos para o desenvolvimento de vacinas e terapias contra cânceres.

Dentre os vírus mais conhecidos estão os da hepatite B e C, que podem causar CA de fígado, e o papiloma humano (HPV), que pode causar CA de colo. Já o carcinoma das células de Merkel, muitas vezes está relacionado ao poliomavírus.

Goma de mascar

Açúcar dos chicletes sem açúcar é substituído por substâncias ácidas que podem corroer os dentes. A descoberta foi feita por cientistas das universidades de Boston, Helsínquia e Nevada, que disseram que um grupo suplente de álcoois de açúcar ou de polióis, incluindo xilitol e sorbitol utilizados nesses produtos pode reduzir o risco de cáries. Mas, as substâncias aumentam a acidez da boca, que corrói o esmalte dental. Esses elementos estão presentes, principalmente, nas gomas com aromas de frutas.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.