Curtas

Residência Médica

22:51 · 19.11.2011
Convênio firmado entre a UFC e as instituições públicas e privadas que oferecem Programas de Residência Médica no Ceará estabelece a realização de processo seletivo unificado. A decisão passa a valer nas seleções de 2012. O objetivo é aperfeiçoar os programas de Residência, aliando políticas de formação profissional às políticas públicas de saúde e tornando o processo mais transparente, além de reduzir a burocracia e os custos envolvidos.

A UFC coordenará o processo seletivo, através da Residência Médica dos Hospitais Universitários, cujo coordenador é o dr. Salustiano Pessoa. Serão ofertadas 392 vagas para 40 especialidades médicas. A publicação do edital está prevista para dezembro.

Curso Arte de Viver

Combinando técnicas de respiração Sudarshan Kriya, meditação e relaxamento, proporcionando ao indivíduo ferramentas concretas para uma vida com mais qualidade, tranquilidade e alegria, o Curso Arte de Viver é facilitado pela educadora e terapeuta holística, Lúcia Barontini, de 25 a 28 de novembro. Com o curso, os participantes conseguem técnicas efetivas para lidar com o estresse físico e mental e obter mais saúde e bem estar no dia a dia. Mais informações e inscrições: www.artedeviver.org.br.

Parkinson

Estudos realizado pelo Instituto de Parkinson em Sunnyvale, Califórnia, indicaram ligação entre o mal de Parkinson e o produto industrial tricloroetileno solvente (TCE). Foram entrevistados 99 pares de irmãos gêmeos. Em cada par, um dos gêmeos, que tinha o contato com solventes, adquiriu a doença de Parkinson e o outro não. Os pesquisadores concluíram que as pessoas regularmente expostas ao TCE - presente em soluções de limpeza a seco, adesivos, tintas e produtos de limpeza do tapete - tinham seis vezes mais risco de desenvolver a doença e que a exposição ao percloroetileno e tetracloreto de carbono também podem ser substâncias perigosas para o desenvolvimento de Parkinson.

Boa para o coração

Não é somente o consumo moderado de vinho que faz bem ao coração. Pesquisadores da Fundação Giovanni Paolo II, na Itália, descobriram que a cerveja também pode reduzir em 31% as chances de se ter uma doença cardiovascular. O consumo, no entanto, é restrito a dois copos por dia para homens, e um para mulheres.

Anticoagulante

É comum que pacientes hospitalizados por causa de infarto ou fortes dores no peito correm tenham sérios riscos de res de morte ou recaída. Teste clínico publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) concluiu, no entanto, que o uso de um novo coagulante, o Xarelto - reivaroxaban, reduz em até 16% os esses riscos. Os pesquisadores alertam que, se administrado oralmente e combinado com um anticoagulante padrão, pode haver um risco maior de hemorragia do que outros tratamentos que impedem a coagulação do sangue. Os cientistas estudaram 15 mil pacientes hospitalizados. Os tratados com o Xarelto apresentaram também um risco de morte por qualquer outra causa diminuído em mais de 30%.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.