Quinoa

Proteína em forma de grãos

00:00 · 30.12.2013

A quinoa tem sido bastante usada na alimentação dos que buscam a saúde. Não é à toa que o grão é considerado um alimento completo e rico em vários componentes nutritivos, tais como carboidrato, magnésio, cálcio, vitaminas, fósforo, fibras, zinco e, principalmente, proteínas.

O ingrediente entra na formulação alimentar sob várias formas: em grãos, farelo, flocos e farinha. A porção média diária é de três colheres de sopa FOTO: REPRODUÇÃO

"A quinoa é um cereal andino cuja origem é mexicana, apesar de muito cultivada no Chile e na Bolívia. O cereal é considerado a proteína em grão por ser uma fonte deste nutriente, além de possuir baixo valor calórico", afirma a nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori.

Por sua composição de proteína, a quinoa melhora a formação da massa muscular. Segundo a nutricionista Juliana Barros, especialista em nutrição funcional, nutrigenômica esportiva e ortomolecular, por ser um grão sem glúten e rico em fibras, a quinoa favorece a digestão e fornece a sensação de saciedade. Além dos benefícios nutricionais, a fitoterapeuta Vanderlí ressalta que a quinoa auxilia na redução de riscos a algumas doenças como a hipertensão e a osteoporose, ajuda no fortalecimento dos ossos como também contribui para a prevenção de problemas cardiovasculares. "Isso ocorre porque pode substituir as proteínas da carne, auxiliando na diminuição de riscos. Em grãos, depois de cozida, ela pode ser acrescentada ao arroz e substituir a carne", afirma.

Juliana Barros complementa ao pontuar que há estudos que mostram que tanto a presença das fibras quanto da saponina (fitoquímico) favorecem a redução do colesterol e, por ser rica em ferro e zinco, auxilia no tratamento da anemia.

A porção ideal varia conforme a composição dietética de cada paciente, mas três colheres de sopa é a indicação mais usual. "Por exemplo, se a quinoa for consumida como arroz, recomendam-se entre duas e quatro colheres de sopa. Mas isso dependerá da composição total da dieta ou do plano alimentar do paciente", explica a nutricionista.

A quinoa pode ser ingerida em várias formas. Em grãos, por meio de risotos, panquecas e bolinhos; em farelo ou flocos é ideal para os iogurtes, salada de frutas e vitaminas; assim como na função de farinha na elaboração de bolos e tortas.

 





 

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