Valores

Por mais gentileza

02:10 · 26.06.2011
( )
As Crianças que integram o programa Educare conhecem desde cedo a importância do ato de servir. Todas as ações são permeadas pela prática dos valores humanos
As Crianças que integram o programa Educare conhecem desde cedo a importância do ato de servir. Todas as ações são permeadas pela prática dos valores humanos ( FOTO: JOSÉ LEOMAR )
Virtudes, verdade, retidão, paz, amor e não-violência são despertados desde cedo nas crianças

Começar uma segunda-feira tomando banho de chuva e, para completar, ter que enfrentar motoristas que passam com velocidade por imensas poças d´água, sem cuidado para com quem transita pelas ruas e calçadas, já revela o quanto necessitamos despertar para valores que foram sendo esquecidos e deixados de lado.

A pressa, a desatenção, o excesso de ocupação e, sobretudo, a omissão em assumir responsabilidades sobre a vida como um todo - sua e de seu entorno - refletem de forma decisiva e significativa sobre a saúde e o equilíbrio, seja do indivíduo, seja da sociedade em sua amplitude.

Cultivar sementes

O hábito de apontar o dedo em acusação e culpabilizar outros, de fato, tem se revelado comum, entretanto, nocivo e absolutamente contraproducente, sobretudo por não solucionar nada.

A pergunta que se pronuncia, então, é como conseguir recuperar os valores essenciais para o bom convívio e o bem viver? As crianças e os adolescentes costumam sempre ter boas respostas para questões como esta. Felipe Silva de Lima e Cleberson Nascimento Ribeiro, ambos de sete anos, por exemplo, dão seu parecer e se posicionam ao falarem que apreciam a verdade e o amor. Felipe acha errado mentir e prefere sempre ser sincero. E Cleberson sente profunda alegria ao dar e receber amor.

Desde pequenos, mesmo oriundos de famílias muito simples, eles recebem uma educação diferenciada, voltada para os valores humanos. Os dois meninos e mais outras 120 crianças, são orientados pelo programa Educare, proposto pelo educador e mestre espiritual indiano Sathya Sai Baba (falecido em abril último)e disseminado pelas comunidades Sathya Sai do mundo todo. O foco básico do programa é repassar o quanto mais cedo os valores humanos.

A escola Professor Clodomir Teófilo Girão, que funciona na comunidade de Guaribas, município do Eusébio (região metropolitana de Fortaleza), é mantida pela organização não-governamental Estação da Luz e assistida pelo Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil. No País existem cinco escolas nestes moldes e mais três - incluindo aqui a do Ceará, as quais receberam outras denominações - a adotarem o programa Educare.

Conforme a diretora da escola local, Eliane Girão, este programa se concentra em trabalhar a criança em sua totalidade, aplicando ao currículo tradicional, os cinco valores universais (verdade, retidão, paz, amor e não-violência). A condição para a criança ingressar na escola é a participação dos pais.

A escola, além das aulas regulamentares do período letivo e colônias de férias, também sedia o projeto Amor em Ação, organizado pelos grupos de orientação de Sai Baba, que oferecem uma vez ao ano atendimentos (consultas médicas, exames, palestras, terapias complementares, entre outras atividades) à comunidade e aos pais e recreação aos alunos. Trata-se de uma forma complementar de disseminar os valores humanos às famílias e reforçar o ato de servir.

Outro programa importante, este destinado aos adolescentes, iniciativa da nutricionista, terapeuta corporal e acadêmica de psicologia, Christiane Emydgio, e da consultora e gestora de pessoas, Cleune Fonseca, é o Geração Gentileza. Os encontros dos grupos de jovens já tiveram início e a proposta, conforme Christiane, é desenvolver a consciência da autoresponsabilidade no convívio com gentileza.

ROSE MARY BEZERRA
REDATORA

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.