ANSIEDADE

Pensamento acelerado

21:16 · 18.06.2011
( )
Cresce o número de pessoas que sofre de ansiedade. A divisão do corpo e da mente é uma das causa
Cresce o número de pessoas que sofre de ansiedade. A divisão do corpo e da mente é uma das causa ( )
SÍNDROME: cresce o número de pessoas que sofre de ansiedade. A divisão do corpo e da mente é uma das causa

Nada melhor do que começar o dia se inspirando em uma linda canção, com esta - "Dia de luz, festa do sol/ E o barquinho a deslizar/ no macio azul do mar..." de Ronaldo Boscoli, que evoca o colorido da vida e a contemplação. Nem sempre, entretanto, conseguimos ficar assim tão tranquilos e serenos, para perceber as nuances que determinados elementos naturais nos trazem. E, simplesmente, desfrutar as coisas boas que se encontram ao nosso redor.

O excesso de preocupações, ansiedade em terminar logo o que precisa ser feito a fim de tantas tarefas e obrigações não se acumularem, nem sempre nos permite ter uma calma e reparadora noite de sono. Aliás, isto é algo cada vez mais raro hoje em dia, com tantos serviços 24 horas e os neuróticos sites de compras coletivas pela internet.

Soma-se a isso um dia de tantas atribulações e, no final dele, não há quem não se sinta exausto só em pensar que o dia seguinte será apenas uma réplica deste em curso.

Na milenar Medicina Chinesa, que fundamentou suas premissas na observação dos seres e da natureza, o coração é visto poeticamente como a "morada da mente" (ou seja, ambos encontram-se unidos, por isso, o coração também "pensa"). Quando a mente se encontra fora de um ritmo adequado, com pensamentos sucessivos que não cessam, o descompasso é sentido no centro da própria vida - no coração. Isso acaba configurando uma situação que retira todo o sistema físico, psíquico e emocional, de seu ritmo natural.

Claire Dederer é um exemplo clássico de alguém que, devido a mudanças, acaba se perdendo no meio a quantidade enorme de atribuições. Mãe de primeira viagem e com a vida atribulada, mal consegue dar conta da filha Lucy, de um ano. Apesar de sua bebê ser bem nutrida e se desenvolve bem, Claire está à beira de um ataque de nervos.

Sem ninguém para ajudá-la, além do marido, na administração da casa, nos cuidados com a pequena Lucy, a situação em seu lar está realmente precária, uma vez que o que parecia ser o paraíso (trabalhar como escritora dentro de casa com tempo suficiente para ter e criar seus filhos) no dia a dia mais parece um caos.

Sua alternativa, então, foi começar a praticar Ioga, com intuito de se acalmar e ter alguns momentos de relaxamento. Ainda, quem sabe, diminuir sua ansiedade e seus pensamentos sucessivos envolto sobre o tempo. Com um tom tragicômico, ela descreve suas venturas e desventuras no livro "Fazendo Pose - Uma história bem humorada de como a Ioga transformou a vida de uma mulher em crise", (recém publicado pela Editora Sextante).

Como explica a médica, especialista em terapia da respiração, constelações familiares, Verônica Porto Freire, Claire não é a única a sofrer de algo que os médicos descrevem como ansiedade dos tempos modernos e o psiquiatra Augusto Cury escolheu um termo ainda mais apropriado, de Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Embora a sigla pareça fazer analogia ao local de relaxamento, a SPA é uma síndrome que pode se tornar séria, com muitas complicações não só à vida, mas sobretudo à saúde, uma vez que traz alterações no sistema nervoso e, em consequência, no sistema imunológico.

Inteligência para viver

Dr. Augusto Cury, que estuda a inteligência humana há várias décadas, esclarece sobre o pensamento acelerado em várias de suas obras, como "Inteligência Multifocal" (Cultrix), "O Código da Inteligência" (Ediouro e Thomas Nelson),"Revolucione sua Qualidade de Vida" (Sextante) e "12 Semanas para Mudar uma Vida" (Academia da Inteligência) revelando que uma vida de qualidade é mais do que ter uma boa saúde física e mental, embora para isso seja necessário estar atento e equilibrar as atividades pessoais e profissionais, cuidando do corpo, da mente, dos relacionamentos, priorizando também o lazer e o prazer, e a dimensão espiritual.

A mudança, segundo Cury, deve ser planejada e empreendida de modo a se usar todo o potencial de nossa inteligência, do contrário, ficamos à mercê das situações externas, obrigados a mudar pelas contingências e não porque assim determinamos que o faríamos.

Escritores e donas de casa como Claire Dederer são apenas alguns dos ameaçados entrar em crise devido ao pensamento. Médicos, jornalistas, acadêmicos (sobretudo quando se aventuram a se expandir em mestrado e doutorado), empresários, profissionais da área de informática e todos os que são pressionados pelo tempo tendem a sofrer de SPA, até mesmo as crianças, já que hoje brincam pouco mantendo (tal qual os pais) a agenda lotada.


ROSE MARY BEZERRA
REDATORA

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.