ISOFLAVONA

Os benefícios da proteína da soja

20:17 · 14.05.2011
( )
( )
A isoflavona, componente encontrado no grão, desempenha papel similar ao estrógeno - mantendo a produção de colágeno aumentada e atuando como antioxidante, o que retarda a ação dos radicais livres e o envelhecimento da pele. Também é capaz de amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual, auxiliar na manutenção da saúde óssea e no fortalecimento das unhas, explica a nutricionista Heloisa Guarita, da RG Nutri Consultotia de Nutrição.

Entre outros benefícios destacam-se o controle do diabetes, a redução de doenças cardiovasculares e a prevenção de diversos tipos de câncer. A proteína da soja participa da formação dos anticorpos e dos hormônios, garantindo o bom funcionamento do corpo, explica o bioquímico e pesquisador da Embrapa, José Marcos Mandarino.

Ambos indicam o consumo diário de 25g de soja como benéfico para a renovação do cabelo, pele e unhas. Estes foram os principais tópicos abordados no 1º Simpósio da Soja: Seus Benefícios na Beleza e Saúde Feminina, realizado pela Batavo Naturis Soja, em São Paulo.

"A proteína de soja é a única leguminosa com qualidade igual a da proteína da carne, ovos e leite, contendo de 38 a 40% de proteína" destaca Mandarino. Segundo ele, "o controle e manutenção do peso, por meio da soja, é possível devido aos componentes presentes no grão, como as fibras, proteínas, carboidratos e gorduras boas".

Hábito oriental

Mandarino comparou o consumo da soja por mulheres orientais e ocidentais. "É interessante lembrar que os orientais consomem soja há cinco milênios, porém, no Brasil, o grão começou a ser produzido em 1924, no Rio Grande do Sul, ganhando força ao longo dos anos e tornando-se o segundo maior produtor do grão". Segundo ele, o consumo da soja ainda é pequeno no Brasil, não por rejeição, mas sim devido à falta de hábito.

"Pergunte a uma mulher oriental de meia idade se ela sofre com os efeitos da menopausa", sugeriu Marcos Mandarino. "Provavelmente ela não sabe o que é isso. No máximo já ouviu falar, diferentemente das mulheres ocidentais", conclui o bioquímico e pesquisador.


PROTEÍNA

24g

é o teor de proteína existente em 50 gramas (1/2 xícara) de proteína texturizada de soja cozida e espremida. 1 copo (200ml) de bebida de soja c/suco de fruta contém 1,0 a 1,5 g de proteína.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.