Caviver

ONG trata crianças com baixa visão

00:00 · 30.09.2013
O Projeto Casa da Criança vai viabilizar a instalação física, em Fortaleza, de uma ONG destinada, exclusivamente, para o atendimento oftalmológico a crianças carentes com baixa visão. O Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer (Caviver) começará a funcionar no início de 2014 e atuará na prevenção, nos tratamentos clínico e cirúrgico, bem como na reabilitação visual das crianças, além de capacitar profissionais de saúde em áreas essenciais da oftalmologia pediátrica. O lançamento acontece hoje, quando o projeto será apresentado para os arquitetos, construtoras e patrocinadores.

A Casa da Criança executará o projeto do Caviver , a exemplo de trabalho já realizado em outras instituições como o Abrigo Tia Júlia foto: Divulgação

O objetivo será diagnosticar, tratar e reabilitar crianças socialmente desfavorecidas e com alguma deficiência visual, afirma a oftalmologista Islane Verçosa. O Caviver nasceu em 2002, quando a médica criou o projeto e começou a buscar apoio de organismos internacionais.

Após os contatos na Alemanha, os treinamentos em Londres e a transformação do Caviver em ONG, três instituições formalizaram apoio financeiro: a Christoffel Blindenmission, Hilfswerk der Deutschen Lions e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento. Os recursos foram investidos na compra do imóvel (Rua. Antônio Augusto) e na aquisição de equipamentos oftalmológicos.

O Projeto Casa da Criança, transformará um antigo hotel em 37 ambientes adaptados para o funcionamento do Caviver, a exemplo do que já foi realizado no Abrigo Tia Júlia, no Lar Amigos de Jesus e no Centro Pediátrico do Câncer.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.