Viva bem

Oncologia

22:51 · 19.11.2011
devido a complexidade e riquezas de particularidades que envolvem a assistência ao paciente oncológico, o Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) realiza o II Encontro Interdisciplinar de Assistência ao Paciente Oncológico, nos dias 25 e 26, na Escola de Saúde Pública. Um dos objetivos é discutir a interdisciplinaridade no atendimento a esses pacientes. Informações: www.crio.com.br.

Enfermagem

A Escola de Saúde Pública está com inscrições abertas, a partir de amanhã até o dia 23, para o processo seletivo de uma bolsa de extensão tecnológica para graduados em Enfermagem para as atividades relacionadas ao Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico-puerperal, para atuar no município de Jaguaribe. Mais informações: (85) 3101-1081.

Aloe vera

Em função da inexistência de comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim, a Anvisa proibiu a venda, a fabricação e a importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera. Usada principalmente em produtos para o cabelo, mas também encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento, a planta Aloe Vera é conhecida popularmente como babosa.

Fitoterápico

Para ajudar a reduzir os sintomas de varizes, a indústria Boehringer Ingelheim lançou com tecnologia Antistax, um fitoterápico produzido a partir das folhas da Vitis Vinifera, espécie de parreira europeia.

Segundo pesquisas, as folhas possuem flavonóides que têm ação antiinflamatória1,2, ajudando a reduzir o edema das pernas, fortalecendo as veias e melhorando a circulação.

Paciente bariátrico

A Carteira de Identificação do Paciente Bariátrico visa contribuir com o atendimento adequado e integral do paciente que fez a cirurgia metabólica, principalmente, em casos de emergência. Nela constará o nome do paciente e do cirurgião, a data da cirurgia e o tipo da técnica cirúrgica adotada. Haverá também espaço para observações importantes, como, por exemplo, uma eventual alergia a substâncias, tipo sanguíneo, doenças associadas, entre outras informações que podem ser assinaladas pelo médico. A informação foi divulgada durante a 13ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Evolução da Medicina

Estimular uma atitude reflexiva em relação ao conhecimento médico é a intenção do livro "História da Medicina" (Editora Ideias & Letras), dos médicos Catherine Allamel-Raffin e Alain Leplège, e do professor da Universidade de Paris, Lybio Leplège.

O livro adota uma perspectiva crítica e epistemológica, e não meramente descritiva de uma evolução tecno-científica. Mostra que um homem na Europa tinha a expectativa de vida na época medieval de 25 anos e hoje se aproxima dos 80. Em um segundo momento, o livro assume o estudo analítico de quatro casos antológicos, por meio dos quais se apresentam e se cruzam instrumentos de análise da História, da Filosofia e da Sociologia das Ciências.

Busca contínua

A jornada do norte-americano Krishna Das, maior cantor de mantras do mundo, é contada no livro "Cantar para viver- Em busca de um coração de ouro" (Realejo Edições). Em 320 páginas, ele mostra como busca a felicidade, o amor, o equilíbrio e a paz interior. O processo foi desencadeado de forma contínua desde a viagem para Índia, em 1970, e o encontro com o seu guru espiritual, Neem Karoli Baba, conhecido como Maharaj-ji. Um CD com músicas para cantar em casa vem encartado à obra.

Álcool I

a comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 692/2007, que restringe a venda de álcool líquido de uso doméstico. Devido ao seu alto poder combustível, representa risco de queimadura para quem o manuseia e de explosão/incêndio quando armazenado dentro de casa. A ONG Criança Segura e a Proteste vêm atuando, desde março de 2010, para viabilizar a aprovação da matéria

Álcool II

Em nenhum outro País o álcool é responsável por tantos acidentes. Culturalmente, é muito utilizado para limpeza ou acendimento de churrasqueiras, mas poderia ser perfeitamente substituído por outros produtos como água e sabão e acendedores. O álcool não tem o poder bactericida esperado pelas donas de casa. Da forma utilizada, para limpar superfícies empoeiradas em apenas uma passada, não combate todos os germes e bactérias e tem poder parecido com outros produtos como detergentes.

Nutrição

A editora Seleções do Reader´s Digest lança "O Poder de cura dos alimentos". O leitor confere os 20 super alimentos que ajudam a combater o colesterol alto, diabetes e hipertensão. E quais são os alimentos que podem reduzir em até 76% o risco de doença coronariana.

Inspiração

situações singelas como os primeiros passos de uma criança e plenas como a percepção da perfeição do universo estão em "Você acredita em milagres?" (Editora Sextante, 156 páginas), de Anderson Cavalcante, que descreve alguns dos prazeres simples da vida.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.