Na praia

Natação em mar aberto

01:13 · 27.08.2013
Nadar no mar traz benefícios ao corpo e à mente. O contato com a natureza, segundo professores, proporcionam melhores resultados aos praticantes

A capital cearense é uma terra abraçada pelo mar e reconhecida pelo clima quente, motivo perfeito para ter a praia como uma das principais opções de lazer, seja diariamente ou aos fins de semana.

Momentos antes de entrar no mar, o grupo prepara o corpo com alongamentos FOTO: NATINHO RODRIGUES

A diferença é que essa diversão não se estende apenas às pessoas que procuram o bronze ou a boa comida da praia. O lazer se estende, também, aos que amam praticar exercícios ao ar livre, em meio à natureza e pertinho do mar. Em Fortaleza, diversos grupos se reúnem para nadar na Praia de Iracema, logo cedo da manhã.

Antes mesmo do sol nascer, é possível avistar pessoas se alongando na areia e se preparando para nadar dois mil metros mar à dentro. No primeiro contato, a natação em mar aberto pode parecer perigosa e até cansativa, mas acaba conquistando qualquer pessoa só pelo prazer de se estar próximo à natureza, é o que defende Belarmino Monteiro, um dos representantes do Meninos e Meninas do Mar (MMA), um grupo formado por profissionais de diversas áreas e idades, que elegeu a praia como o melhor lugar para praticar atividades físicas.

Belarmino explica que a natação em mar aberto pode ser feita por qualquer pessoa, e a única diferença comparado à piscina é que exige um pouco mais de esforço físico, logo recompensado pelos bons resultados da prática: melhor respiração, força muscular e mais disposição no dia a dia.

Com toucas, boias, nadadeiras e óculos, os participantes, antes de entrar no mar, alongam-se e movimentam todo o corpo, como preparo para a carga de exercícios que receberão.

Depois, nadam até dois mil metros, sempre juntos, por conta da segurança e também da companhia. "Nos divertimos muito enquanto estamos nadando e isso nos dá ainda mais prazer de fazer o exercício. Segundo explica Monteiro, o único pré-requisito para fazer parte do grupo é querer estar perto da natureza e dos amigos.

Instruções

"O melhor esporte é aquele que você se dispõe a fazer com dedicação", é o que acredita o professor Clayton Rodrigues, treinador e diretor geral da assessoria esportiva Clube Águas Abertas.

Ele explica que nadar no mar exige maior esforço físico, porque não se trata de uma piscina, que tem um piso e laterais para apoio. Porém, isso acaba sendo um ponto positivo, pois os músculos irão se definir com mais rapidez e o corpo irá ganhar mais força.

No treino do Clube das Águas, os nados são feitos sob a supervisão de um professor que fica dentro do mar, em cima de uma prancha. "Além de dar o auxílio necessário, ele corrige a postura e o nado dos alunos", afirma Rodrigues.

Para o professor, o clima e o visual de Fortaleza ajudam à prática da natação em mar aberto e atraem pessoas que se sentem bem praticando exercícios fora das quatro paredes das academias. Da mesma forma que pensam os alunos, ele acredita que o melhor do nado na praia é poder estar em contato com o meio ambiente, o que contribui, sobretudo, para melhorar a saúde mental.

LÍVIA LOPES
REPÓRTER

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.