RELAXAMENTO

Massagem potencializa o treino

23:53 · 16.07.2011
É bastante comum sentirmos incômodos e dores músculo-articulares após o treino físico, principalmente quando não praticávamos atividades há algum tempo. Parece improvável, mas, para evitar que isso aconteça, a inclusão de 5 a 10 minutos de massagem antes de qualquer treinamento pode fazer com que o corpo, além de ficar livre de dores, tenha um melhor desempenho físico, seja ele voltado para alta performance ou apenas para a saúde.

Relaxamento

A nova técnica especializada de alongamento é chamada de Autoliberação Miofascial (ALM) e está relacionada à Fascia, membrana do tecido conjuntivo denso que se espalha pelo organismo em três ramos principais (da cabeça aos dedos), cercando cada osso, músculo, nervo órgão do corpo.

Sua utilização tem sido aliada a exercícios de relaxamento dos tecidos moles a fim de liberar tensões e promover o realinhamento do corpo. Além de evitar possíveis dores decorrentes do treino, a ALM auxilia também no desenvolvimento da mobilidade articular pré-treino.

Segundo o educador físico André Bellaguarda, qualquer atleta e praticante de atividades físicas pode e deve experimentar a técnica.

Os equipamentos utilizados são simples e incluem rolos feitos de espuma, borracha, isopor e PVC. "A melhor e mais barata invenção dos últimos 5 anos em equipamentos voltados para o fitness foram os equipamentos de ALM. Quem nunca testou não sabe o que está perdendo", enfatiza o educador físico.

Após a sessão de massagem, o corpo já está devidamente preparado para enfrentar qualquer treino, mesmo os mais intensos, nos quais as lesões são mais comuns. Aliar relaxamento e melhora do desempenho é ainda um dos principais benefícios da ALM, que já pode ser encontrada em algumas academias.

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