CURTAS

Mais notícias sobre saúde

13:11 · 06.03.2011
( )
( )
( )
Equilíbrio energético

O Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos e com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético. É sobre esta temática que trata o curso "Nível II - Conhecendo os mistérios e o poder dos símbolos sagrados do Reiki", que acontece em Fortaleza, nos dias 11 e 12.

Segundo explica a facilitadora de Reiki Juliane GB (Revati), o nível II atua principalmente nos corpos mental e emocional. Trata-se da habilidade de enviar Reiki a distância, independente da presença, do espaço e do tempo. É um passo essencial para potencializar os tratamentos de cura, assim como resgatar suas habilidades.

Informações e inscrições: http://www.renascimentoreikijuliane.wordpress.com; (85) 87464634, 96685982.

Obesidade

Estudos realizado no Laboratório de Fisioterapia Cardiorrespiratória do Departamento de Fisioterapia da UFSCar buscam avaliar a influência da obesidade na capacidade funcional das mulheres. A pesquisa é feita pelas alunas do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia Luciana Di Thommazo, Soraia Jürgensen e Viviane Castelo, sob orientação da docente Audrey Silva do DFisio. Participam da pesquisa mulheres, com idade entre 20 a 45 anos, preferencialmente obesas, que não estejam grávidas e não sejam fumantes. Informações: projetomulheres.fisioterapia@gmail.com.

Enfermagem

A enfermeira e professora Angela Souza, do Departamento de Enfermagem da UFC, é a organizadora do livro "Coordenação de grupos: teoria, prática e pesquisa", que reúne textos de cerca de 70 colaboradores, entre alunos e profissionais da área. O lançamento aconteceu no dia 2 de março. A obra é dividida em três partes: a primeira enfoca teorias de grupo; a segunda relata a parte prática de grupos, e a terceira aborda pesquisas feitas sobre grupos. O livro mostra a experiência dos autores em conduzir diferentes grupos e será utilizado na disciplina optativa "Coordenação de grupos", do Curso de Enfermagem.

Poluição do ar

Estudo feito pela Hasselt University, na Bélgica, mostrou que respirar o ar poluído das grandes cidades é um dos maiores gatilhos para ataques cardíacos. O estudo - publicado no "Lancet" - coloca em patamares semelhantes os riscos da poluição e de outros fatores mais conhecidos, como esforço físico e consumo de álcool e de café.

A poluição ficou em primeiro lugar. Individualmente, aumenta apenas 2,9 vezes o risco de infarto, em comparação com a cocaína (23 vezes). Mas, como a população toda é exposta à poluição, e apenas uma fração usa a droga (0,04%), a poluição desencadeia muito mais infartos do que a cocaína.

Hora de trocar

As cerdas sempre devem ser macias, para não causar lesões. A cabeça da escova deve se adequar ao tamanho da boca para limpar bem, inclusive, os dentes localizados ao fundo da boca. Sempre que as cerdas estiverem abertas, é sinal de que a escova deve ser trocada. Nunca escove os dentes com muita força para não causar lesões na gengiva e nos próprios dentes. A escova elétrica somente é indicada para pacientes que tenham algum problema motor e não consigam escovar os dentes corretamente.

Embora não exista prazo de validade para o produto, a odontologista Tatiane Buscarilli, da Sorridents, explica que, usualmente, com quatro meses de utilização correta, as cerdas já estão gastas (dificultando a higienização). A dentista explica que a escova ideal é aquela que se adapta ao tamanho da boca e da arcada dentária de cada indivíduo.

Formação

Nos dias 18 e 19, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia promove o VIII Curso Nacional de Doenças Intersticiais, em São Paulo. Conforme o dr. Bruno Guedes Baldi, as DPI são bastante comuns no cotidiano do pneumologista, mas representam frequentemente um desafio quanto ao diagnóstico e tratamento. Para inscrições e mais informações, acesse o portal http://www.sbpt.org.br.

Psicodrama

O curso de Formação em Psicodrama, oferecido pela PUC-SP, visa formar profissionais que atuam na Educação, Saúde e Organizações, como especialistas na abordagem teórico-metodológica psicodramática, voltada para o resgate da espontaneidade-criatividade nas relações. O curso tem início dia 11.Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, http://www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.