CURTAS

Mais notícias sobre saúde

00:34 · 09.01.2011
EMBALAGENS SOB VIGILÂNCIA

Se a proposta feita pela Anvisa for aprovada, estabelecimentos como padarias, supermercados e bancas de revistas, não poderão mais expor embalagens de cigarros, charutos e cigarrilhas. As regras que visam limitar a exposição de derivados de tabaco nos pontos de venda ficarão em consulta pública, para críticas e sugestões, até o dia 31 de março de 2011.

A Anvisa também propõe que 50% da face visível dos maços seja coberta por um novo alerta sobre os riscos do tabagismo à saúde, enquanto o outro lado do maço continue como hoje, ocupado pela advertência com foto sobre os danos. Essas regras só não valem para tabacarias que são regidas por outra lei.

VACINA CONTRA A DENGUE

Promessa de vacina para a dengue foi anunciada pelo Governo Federal. Estudos estão sendo feitos por laboratórios no Espírito Santo contra todos os tipos de vírus da dengue. O Mistério da Saúde frisou que a novidade pode estar disponível em até quatro anos para vacinar toda a população contra a doença, disse o então ministro da Saúde, José Gomes Temporão antes de entregar o cargo em entrevista coletiva sobre políticas de enfrentamento à dengue a fim de evitar mortes em 2011.

"A vacina está sendo desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com um laboratório francês. E já estamos testando pela primeira a vacina em seres humanos. Queremos disponibilizá-la em até quatro anos para todos na rede pública de saúde", afirmou Temporão.

ABSTINÊNCIA SEXUAL

Casais que esperam para ter relações sexuais apenas após o casamento acabam tendo relacionamentos mais estáveis e felizes, além de uma vida sexual mais satisfatória. Esta foi a conclusão de estudo realizada por pesquisadores da Associação Americana de Psicologia. Os resultados foram e publicados n a revista Family Psychology.

ANTI-INFLAMATÓRIO

Cientistas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo) estão desenvolvendo um anti-inflamatório natural proveniente do óleo da copaíba. Ele tem propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana e cicatrizante além de se utilizar das riquezas naturais brasileiras que estão à disposição, principalmente, na Floresta Amazônica.

PC PREJUDICA O SONO

Permanecer em frente do computador à noite tem sérias consequências para a saúde, maiores até do que beber, fumar ou sair para a balada. Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) avaliou as condições de 710 universitários e descobriu que, de cada dez pessoas que usam o computador à noite, sete têm insônia.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.