Curtas

Mais Notícias

00:00 · 21.01.2014
Tabagismo
O peso da imagem

Para 38,7% dos brasileiros fumantes, as imagens impactantes fixadas nas embalagens de cigarro levam a população a pensar mais sobre os riscos do vício. Um estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca) atribuiu 46% da redução do tabagismo no Brasil ao aumento de preços, 17% às leis dos ambientes livres de fumo, 14% às restrições da publicidade e 8 % às imagens de advertência contidas nas embalagens.

Dieta na praia I
Dicas do HCor

Verifique a temperatura dos alimentos, assim como o cheiro e o gosto. Na dúvida, não comer. No caso de frituras (petiscos e porções), observe como são armazenados os ingredientes desses alimentos e se os mesmos estão com boa aparência e odor adequados, recomenda Camila Garcia, nutricionista do Hospital do Coração (HCor), para quem deseja manter uma alimentação rica em nutrientes, principalmente na praia.

Dieta na praia II
As boas trocas

Trocar um pacote de amendoim japonês (150 g) com 825 calorias por uma embalagem de petiscos de soja torrado (40 g) de 192 calorias; uma lata de refrigerante comum (350 ml) com 149 calorias por água de coco (240 ml) com 48 calorias; uma espiga de milho com manteiga (250 kcal) por um milho cozido sem manteiga (90 calorias); um pacote de batata frita (1.128 kcal) por um picolé de fruta (65 kcal). Estas são algumas das opções lançadas pelo Programa Vigilantes do Peso para os que buscam seguir uma dieta saudável na praia.

Pediatria I
Faltam médicos

Ao contrário de outras especialidades (que podem realizar exames ou procedimentos), a única fonte do pediatra é a remuneração pela consulta ou por plantões. Com os baixos salários no sistema público e na rede suplementar, os acadêmicos não se interessam mais pela Pediatria. Assim, "as crianças adoecem mais, acidentam-se mais, e morrem mais", diz o Dr. Mário Hirschheimer, presidente da Sociedade de Pediatria (SP).

Pediatria ii
Pronto-socorro

Diante da dificuldade de agendar uma consulta pediátrica, as mães trocam o consultório por uma visita ao pronto-socorro; é o mito da resolutividade, onde o atendimento é imediato, sem marcação de horário, o médico dá o diagnóstico, indica o tratamento e problema está resolvido. O pronto-socorro deixou de ser um serviço para urgências e emergências para se tornar um serviço de conveniência.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.