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00:00 · 14.01.2014
Histeroscopia
Diagnóstico exato

Ainda pouco conhecida, a histeroscopia é um exame que pode detectar e detalhar problemas que o ultra-som não consegue: ajuda na definição das causas de sangramentos anormais, más-formações uterinas, causas de infertilidade e abortos. O exame é realizado em clínicas com ambulatório, sem o uso de anestesia e sem internação, informa a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama.

Tabagismo
Previsão sombria

A pesquisa ´Efeito agudo do fumo na variabilidade da frequência cardíaca e da sua cessação no transporte mucociliar´, de Juliana Tiyaki Ito (Unesp), estima que 1,25 bilhões de adultos sejam tabagistas; a projeção é de uma nova epidemia que pode resultar em 1 bilhão de mortes tabaco-relacionadas no século 21. O sistema respiratório é o mais afetado, sendo também um importante fator de risco para doenças cardiovasculares.

Câncer de pele
Motoristas na mira

Pesquisa da St. Louis University (EUA), publicada no Journal of the American Academy of Dermatology com mais de mil motoristas mostrou que as pessoas que passavam mais tempo dirigindo estavam propensas a ter câncer de pele no lado esquerdo do corpo e rosto. Motivo: ausência de filtro solar e a baixa proteção dos vidros aos raios UVA (penetram mais profundamente na pele). Outro alerta são os carros parados, que expostos ao sol podem chegar a 70o C. Um carro superaquecido pode causar desidratação, hipertermia e choque térmico.

Coluna I
O peso das malas

Pequenos gestos incorretos (como no carregamento de malas) podem lesionar a coluna."Devemos sempre usar bagagens com rodas e na impossibilidade, procurar um meio de transporte, optar por mochilas ou dividir o peso em duas sacolas para não sobrecarregar um dos lados", afirma o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (Curitiba) e perito do trabalho.

Coluna II 
Postura correta

No carro, os joelhos devem estar alinhados com os quadris ou um pouco acima. Apoie bem o corpo no assento e no encosto do banco e (ângulo de 90 graus). A distância dos pedais deve ser tal que seja possível alcançá-los (joelhos levemente flexionados). O encosto deve dar total apoio à coluna, a uma distância do volante que permita que os cotovelos mantenham-se em flexão, de forma a garantir liberdade de movimentos.

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