Curtas

Mais notícias

02:31 · 27.11.2011

Saúde do homem

O Ministério da Saúde disponibilizou recursos para 52 novos municípios de todos os Estados desenvolverem ações de fortalecimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Cada Estado receberá R$75 mil e cada município beneficiado R$55 mil, que serão utilizados para a sensibilização do público masculino e da população em geral sobre os cuidados com a saúde do homem. De acordo com Eduardo Chakora, coordenador da área técnica da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, o objetivo é facilitar o acesso com qualidade da população masculina às ações e aos serviços de assistência integral à saúde. No Ceará, os municípios de Crato e Maracanaú foram os escolhidos para receberem os recursos.

Prevenção ao mosquito da dengue

Estudo realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a diluição de 10 ml de água sanitária para cada litro de água tratada é suficiente para matar, em até 24 horas, a larva do Aedes aegypt, transmissor do vírus da dengue. A mesma solução aplicada nos focos de criação do mosquito, como vasos de plantas, mantém-se ativa por 20 dias. Plantas como bromélias, que acumulam larvas do inseto, podem ser regadas com o líquido.

Hipertensão pulmonar

A hipertensão arterial pulmonar (HAP), doença caracterizada pela elevação da pressão arterial nos pulmões, ainda possui os diagnósticos subestimados, devido os seus sintomas serem facilmente confundidos com outras doenças pulmonares mais recorrentes como asma e bronquite. O acesso aos medicamentos é outro fator que dificulta o tratamento, pois não se encontram disponíveis gratuitamente na lista do SUS. Pensando em conscientizar a população sobre a HAP, a Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar promove no dia 3 de dezembro o IV Encontro Nacional dos Pacientes, em São Paulo. Informações no site www.respirareviver.org.br

Apneia do sono

Para discutir as causas da apneia do sono, seu controle e tratamento, acontece no auditório do Sest Senat, no dia 5 de dezembro, em duas turmas, 8h e 15h, a palestra “Apneia do Sono”. Serão abordados os sintomas, diagnóstico e tratamento indicado. A palestra (gratuita) será ministrada pelas fisioterapeutas Cristiane Baima e Juliana Silveira. Inf: (85) 3304-4118/3304-4144

Maços padronizados

No último dia 21, o parlamento australiano aprovou uma lei que restringe a publicidade nos maços de cigarro. A partir de agora, independente da marca, o produto deverá vir em embalagens homogêneas na cor verde e com logotipos uniformes. Além disso, advertências sobre os perigos do cigarros continuam ilustrando os maços e deverão ocupar 75% da parte da frente e 90% da parte de trás do pacote. A lei entrará em vigor em dezembro de 2012 e, segundo a ministra australiana da saúde, Nicola Roxon, deverá colocar a Austrália como líder mundial na luta contra o tabagismo. No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é que os maços de cigarro contenham imagens impactantes alertando sobre os perigos do tabagismo.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.