Curtas

Mais notícias

00:14 · 10.09.2013
DNA
Congresso de Genética

Os 60 anos da descoberta da estrutura do DNA humano por Francis Crick e James Watson serão celebrados durante o 59º Congresso Brasileiro de Genética, realizado pela Sociedade Brasileira de Genética, de 16 a 19 de setembro, em Águas de Lindóia. O feito possibilitou a identificação dos genes com o DNA e, 50 anos depois, o sequenciamento do Genoma foi um passo vital que permitirá desvendar doenças e desenvolver medicamentos, tratamentos e curas.

Nutrição
Adultos maduros

Eles representam 12% da população, aponta a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (2012) e estão cada vez mais ativos, independentes e produtivos. Esse é o perfil da faixa etária que mais cresce no Brasil e no mundo, pessoas acima de 55 anos. Foi pensando neste público que a marca Sustagen Nutrição e Energia, em parceria com a Brand Bridge, acompanhou a rotina de homens e mulheres, de 58 a 74 anos, das classes A, B e C para conhecer um pouco mais sobre os hábitos, dentro e fora de casa.

Lançamento
Acesso ao diagnóstico

Sob a coordenação do médico geneticista Charles Marques Lourenço, da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), 63 médicos descreveram os sintomas mais frequentes, principais características e os desafios de diagnóstico de 74 doenças, como as Mucopolissacaridoses, além de indicar fontes confiáveis de pesquisa. O resultado pode ser conferido no livro "Doenças Raras de A a Z", idealizado pela Associação Paulista de Familiares e Pacientes de Mucopolissacaridose . "Grande parte são patologias de origem genética e não possuem protocolo para diagnóstico e tratamento pelo SUS", diz Regina Próspero, fundadora e presidente da APMPS.

Neuromodulação
Tratar a depressão

A neuromodulação é um procedimento que interfere na atividade do cérebro visando auxiliar no tratamento da depressão e nos efeitos colaterais. No Brasil, o método já foi liberado para uso clínico, porém, não é um tratamento, mas um subsídio para combater doenças crônicas e moleculares. Aplicado em várias áreas, o método será discutido no V Simpósio Internacional em Neuromodulação, nos dias 14, 15 e 16, em São Paulo. www.institutoscala.com.br/neuromodulacaov.

Vigilantes do peso
Mais flores

Comestíveis, cultivadas sem o uso de agrotóxico ou outros tratamentos químicos, os floretes de brócolis, couve-flor e da alcachofra, são ricos em vitaminas e minerais antioxidantes, assim como as florzinhas de cebolinha-verde, do endro e aneto. As flores da rosa, begônia, capuchinha, abobrinha, abóbora, calêndula e amor-perfeito são indicações saudáveis feitas por Sônia Almeida, nutricionista do Programa Vigilantes do Peso para festejar a chegada da primavera.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.