Viva bem

Mais calma

17:39 · 17.09.2011
"Escolha a calma" é o tema da palestra que a Dra. Hemlata Sanghi, coordenadora da Organização Brahma Kumaris para o Caribe, fará dia 25, às 19 horas, no CEFET (aberta ao público). A médica indiana, com mais de 40 anos de experiência como professora de Meditação, viaja ao redor do mundo ministrando conferências sobre qualidade de vida e meditação. Inf: fortaleza@br.bkwsu.org; (85)3224-5390.

Imunização

A Sociedade Brasileira de Imunizações lançou o III Prêmio de Jornalismo em Saúde Infantil, que premiará os melhores trabalhos com o tema "Imunização do prematuro: calendário específico e cuidado especial". Ao nascer, os bebês ficam mais suscetíveis a doenças - pneumocócicas, influenza, coqueluche - daí a escolha do tema, já que o calendário de vacinação do prematuro deve ser seguido prontamente.

Implante dentário

o instituto Cearense de Especialidades Odontológicas (ICEO/Uningá) está selecionando pacientes para tratamento dentário nos cursos de especialização em prótese e implante. Os selecionados terão direito a tratamento com tecnologia e material ortodôntico de última geração. Informações pelos telefones: (85) 32531414/41414168. O ICEO está localizado na Rua Padre Valdevino 276.

CEP da Cidade

O Círculo de Estudos em Psicologia da Cidade (CEP da CIDADE) da UFC, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes, realiza dia 7 de outubro, a partir das 15 horas, o quarto seminário da série "arteciênciagrafias".

O processo criativo do "Cientista-artista" será apresentado pela artista-plástica e psicóloga da Universidade de Fortaleza, Profa. Renata Giaxa.

Cuidado redobrado

Muitas pessoas acham que, ao surgir uma bolinha no olho basta esperar alguns dias que ela desaparece. Os mais ansiosos tentam espremer, julgando se tratar de uma espinha. Mas o correto, segundo o oftalmologista Renato Neves, do Eye Care Hospital de Olhos, é observar as condições da vista acometida pelo cisto, evitar espremer - para não romper a cápsula e provocar uma inflamação mais intensa -, e procurar um médico. Os tipos mais comuns são o hordéolo, calázio, cisto de Moll e ceratose seborreica. Para cada diagnóstico, um tratamento - que pode ser desde compressas de água morna, para aliviar a dor e a inflamação, até microcirurgias.

Mente focada

Médicos e psicoterapeutas lançam mão há algumas décadas de um recurso simples mas muito eficaz. Respirar, manter a mente calma e focada em algo como um exercício para se cultivar a saúde e o bem-estar. Aliado a isso, exercícios criativos com a visualização formam o complemento, capaz de proporcionar até alterações na liberação de substâncias na corrente sanguínea e o alcance de metas e objetivos sonhados. Alzira Boechat profere palestra (gratuita) e inicia novo curso sobre o Poder Dinâmico da Visualização Criativa, dias 23, 24 e 25, no Hotel Porto Jangada. Mais informações: www.visualizecriativa.com e mariangelalyra@gmail.com.

Perdas e lutos

como parte integrante do projeto pedagógico do curso de formação de psicoterapeutas em perdas e luto, a Clínica Escola Ciclo atua como uma unidade de apoio do Instituto de Psicologia em Perdas e Lutos (Ciclo), inaugurada em agosto último, em Fortaleza. Sem fins lucrativos, a clínica-escola - dirigida pelo psicólogo Luiz Coelho Neto, realiza: triagem psicológica para encaminhamento à psicoterapia; atendimento clínico (todas as faixas etárias), além de familiar e de casal. O atendimento é voltado à comunidade, podendo ser gratuito se comprovada a escassez de recursos financeiros. Inf: (85) 41414547; www.institutociclo.com.br.

Coração saudável

Dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração. Todos os anos, a World Heart Federation realiza um trabalho de conscientização com o objetivo de alertar a população sobre os perigos gerados por doenças cardíacas.

Com o tema "Saúde no trabalho", a campanha mundial enfatiza a importância de um ambiente de trabalho livre de fumo no qual é estimulada a adoção de uma dieta saudável e a prática de atividades físicas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, cerca de 17,1 milhões de pessoas morrem no mundo em consequência de doenças cardiovasculares.

Censo Oftalmológico

O Nordeste ocupa o penúltimo lugar - com 1 oftalmologista para cada 16.718 moradores - no Censo Oftalmológico Brasileiro. O Sudeste conta com o maior número de profissionais: 1 para cada 8.019 brasileiros, seguido do Centro-Oeste (1 profissional para 9.972 indivíduos), e o Sul (com um especialista para 10.416 habitantes). No último lugar do ranking está a região Norte com apenas 1 médico para cada 28.794 pessoas. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o número de oftalmologistas cresceu 61,2% (17.740 especialistas ou 1 profissional para cada 10.724 pessoas). O número se enquadra, com folga, à recomendação estabelecida pela OMS para a América Latina.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.