Viva bem

Mais acessível

23:13 · 27.08.2011
( )
( )
O plano de Ações para Enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis, programa do Ministério da Saúde, na busca por facilitar o tratamento de enfermidades como hipertensão arterial e diabetes, oferece 11 medicamentos em mais de 17.500 farmácias populares, através do programa "Saúde Não Tem Preço". Desde fevereiro de 2011, 4,8 milhões de brasileiros já foram beneficiados com os medicamentos.

Fibromialgia

A amplitude dos movimentos, a consciência corporal e o alívio da dor através de sessões de exercícios artísticos estão na oficina "Arteterapia para a Fibromialgia" que a arteterapeuta Silvana Parente fará de 5 a 9 de setembro, no Museu da Imagem e do Som. O trabalho é resultado de pesquisas realizadas por ela no Hospital das Clínicas (SP) e na Universidade de Granada (Espanha). Inf: (85) 3101.1204/88784174.

Psicomotricidade

Um dos maiores especialistas em psicomotricidade e desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, PhD. David Gallahue estará em Fortaleza para palestra sobre a temática nos próximos dias 30 e 31, no auditório da Estácio Fic - Unidade Via Corpvs. O evento é direcionado para estudantes e profissionais de Educação Física, Nutrição, Psicologia e Enfermagem. Informações: (85) 8793-9932.

Medo e ansiedade

O canal Discovery Home & Health exibe hoje os documentários "Mulheres com Medo" (22h) e "Ansiedade Extrema" (23h). O primeiro conta a história de três mulheres que lutam para superar medos e fobias, enquanto o segundo mostra entrevistas com especialistas na área fornecendo uma análise profunda de como o medo se manifesta mas também de como pode ser enfrentado e superado. Confira.

Educador físico

A cada dia, a atividade física ganha espaço na rotina das pessoas. O problema, porém, é que sejam nas ruas ou nas academias, os exercícios precisam ser orientados por profissionais habilitados. Para alertar a população, no Dia do Profissional de Educação Física, 1º de setembro, o Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5) promove uma série de atividades.

A partir dos dias 29 e 31, os conselheiros visitarão Instituições de Ensino Superior, na Capital, onde serão ministradas palestras. "A prática física não é questão de estética, mas de saúde", diz o presidente do CREF5, Antônio de Pádua Soares.

Corpo fantástico

O que faz a placenta? Porque os músculos arrepiam e os quadris femininos são maiores que os masculinos? Essas são algumas dúvidas que a Exposição o Fantástico Corpo Humano irá esclarecer a partir do dia 1º de setembro, no Shopping Iguatemi. A exposição, que já foi vista por mais de 11 milhões de pessoas em diversos países, permite aos visitantes conhecerem mais sobre seus próprios corpos e ensina como cuidar da sua saúde e optar por estilos de vida mais saudáveis.

A mostra é projetada numa grande estrutura de 800m² contendo 10 corpos completos, em poses confortáveis e familiares, ilustrando todos os sistemas de forma dinâmica. O público também irá conferir 150 espécimes de órgãos que ajudam os visitantes a investigar mais a fundo as estruturas de cada sistema.

Mudança de hábito

"Vencendo a Depressão" (Editora Nossa Cultura), do terapeuta norte-americano Richard O´Connor, apresenta os processos que podem levar o paciente a se recuperar, começando pela mudança de hábitos. Um dos objetivos é indicar um ´programa´, nos moldes dos alcoólicos anônimos, onde parar de beber não é o suficiente, é preciso mudar a forma de pensar e agir. Por meio de exercícios para a mente e o cérebro, O´Connor traça um panorama da depressão explicitando-a como uma doença e não um desvio de caráter, como grande parte das pessoas que são afetadas por ela se culpam.

Cardiologia

Resultado de intensas pesquisas de 20 médicos de diferentes vertentes na área de cardiologia, o livro "TEC - Título de Especialista em Cardiologia - Guia de Estudo" (Editora NVersos, 800 páginas), reúne orientações precisas e fundamentais e exercícios comentados para que o candidato conquiste, com honra e mérito, o título de especialista em cardiologia. O livro tem como organizador o Dr. Guilherme Spina, Orientador da Liga de Combate à Febre Reumática do Hospital das Clínicas (HC-HMUSP).

Esclerose múltipla

Para assegurar o acesso ao tratamento adequado, bem como a manutenção de qualidade de vida, a Academia Brasileira de Neurologia informa que os pacientes devem ficar atentos aos seus direitos. São eles: acesso a medicamentos de alto custo; passe livre fornecido pelo governo federal, isto é, gratuidade no transporte coletivo interestadual convencional por ônibus; acesso a estacionamento especial para portadores de deficiência física ou com mobilidade reduzida; direito ao auxílio-doença e aposentadoria por invalidez; isenção de IR; e descontos em IPI, ICMS e IPVA, na compra de carros zero quilômetro.

A esclerose múltipla (EM) já atinge cerca de 30 mil brasileiros. A enfermidade não tem cura, mas há tratamentos medicamentosos, disponíveis inclusive pelo SUS.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.