Curtas

Insônia

02:27 · 04.12.2011
Insônia

Indivíduos que sofrem de insônia podem ter seus problemas resolvidos. A agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos (FDA) acaba de aprovar uma medicação destinada ao problema. O Intermezzo, fabricado pela Transcept, é uma formulação de baixa dosagem de zolpidem, aprovado pela primeira vez nos EUA em 1992, mas que só deverá ser usada quando a pessoa ainda tiver pelo menos quatro horas de sono. Não deve ser consumido com álcool ou com outro indutor de sono.

Paracetamol

Consumir doses exageradas de paracetamol pode, a longo prazo, causar graves danos à saúde. É o que dizem pesquisadores da Universidade de Edimburgo, Inglaterra. Eles analisaram 161 casos do que chamaram de "overdose escalonada" durante seis anos e descobriram que todas as pessoas que participaram do estudo tinham mais chances de desenvolver problemas no fígado e cérebro e de precisar de diálise ou ajuda para respirar. Eles também tinham mais chances de morrer devido a estas complicações.

Combate ao HIV

O Nordeste apresentou redução no coeficiente de mortalidade pela síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids). O Boletim Epidemiológico Aids/DST 2011, divulgado pelo Ministério da Saúde no último dia 28, revelou que o coeficiente de mortalidade por aids no Nordeste caiu de 4,2 para 4,0 de 2009 para 2010. No Brasil, o número de novos casos notificados também foi reduzido, passando de 18,8/ 100 mil habitantes em 2009 para 17,9/ 100 mil habitantes em 2010.Mais informações em www.aids.gov.br.

Doação de sangue

Visando aumentar o número de doadores de sangue, o Ministério da Saúde criou um aplicativo no Facebook onde o internauta poderá se cadastrar como doador de sangue. Os hemocentros de todo o Brasil terão acesso ao banco de dados gerado com as informações de tipo sanguíneo e localização de cada doador, para poder acioná-lo quando for constatada a falta de algum tipo de sangue nos estoques. O cadastro pode ser feito por quem já é usuário pela página www.facebook.com/minsaude.

Mulheres que amamos

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama lançou o hotsite http://www.mamografiapormim.com.br/. A entidade pretende chamar a atenção das mulheres, convocando seus amigos, colegas, maridos, namorados, filhos e/ou parentes para gravarem mensagens personalizadas que visam lembrá-las sobre a importância de realizarem sua mamografia.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.