ALIADA

Inclua mais proteína de soja na dieta

13:07 · 16.01.2011
( )
Pesquisa comprova efeito benéfico da proteína da soja na redução do colesterol total e do colesterol LDL ("ruim")

Muito já foi divulgado sobre os benefícios da inclusão da soja na alimentação. No entanto, recente estudo publicado no Journal of Clinical Lipidology demonstra que esse grão possui também a capacidade de diminuir tanto o colesterol total quanto o LDL (o "colesterol ruim") com maior eficácia que o leite.

Os pesquisadores ainda não sabem por meio de qual mecanismo isso ocorre, no entanto, a co-autora do estudo e líder de Nutrição e Ciência da Solae, Elaine Krul, revela que a redução do colesterol se dá através de um processo que não envolve excreção de ácidos biliares, permitindo que, no futuro, as pesquisas possam ser focadas na observação de outros mecanismos.

O estudo controlado avaliou o efeito de uma fração insolúvel de soja em comparação com as proteínas presentes no leite integral no perfil lipídico de jejum em homens e mulheres de 18 a 79 anos (com índices de colesterol de moderado a alto). Foram feitos dois testes paralelos nos quais um grupo ingeriu proteína de soja e outro leite integral.

Segundo Elaine Krul, através desse estudo é defendida a ideia de que, por combater altos níveis de colesterol, a soja é uma importante aliada na manutenção da saúde do coração.

Segundo alegação de saúde aprovada em 1990 pelo Food and Drug Administration (FDA) e de resolução da Assistência Nacional de Vigilância Sanitária de 2005, o consumo de 25g de soja por dia podem, juntamente com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, ajudar na redução do colesterol.

A inclusão do alimento pode se dar de uma forma variada, uma vez que já estão disponíveis vários produtos à base de soja, desde bebidas prontas e em pó, cereais, barras de cereais até hambúrgueres vegetais, sorvetes, "leites" de soja, dentre outros. Porém, conforme cita Elaine Krul, não há uma definição de quais produtos são mais eficazes para a redução do colesterol.

São muitas as vantagens da soja em relação ao leite. A proteína vegetal possui a mesma qualidade nutricional que as proteínas da carne, de laticínios e ovos, porém, sem a presença do colesterol e da lactose.

"Além disso, esse grão é o único vegetal que contém os nove aminoácidos essenciais em níveis adequados para a saúde humana. Na verdade, a proteína de soja possui a mais alta medida de qualidade que avalia a digestibilidade e disponibilidade de aminoácidos essenciais (1.0)", diz Elaine Krul. Completas e de alta qualidade, suas proteínas são uma importante alternativa em relação às animais.

Estudos feitos na Universidade de Toronto, no Canadá, pelo Dr. David Jenkins, principal autor da pesquisa, mostraram também que a proteína da soja, em combinação com outros ingredientes vegetais (ex: fibras e fitoesteróis - compostos naturalmente presentes em óleos vegetais, nozes, feijão, legumes e verdura) resulta em efeitos adicionais na redução do colesterol. Ele chama esta dieta de "dieta do portfólio" e provou que essa combinação pode levar a uma redução de colesterol comparável àquela obtida com medicamentos como a estatina.

Redução

"O consumo da soja deve estar aliado a uma dieta balanceada e exercícios físicos"

"Ainda não há definição de quais de alimentos mais eficazes para a redução do LDL"

Elaine Krul
Co-autora do estudo e líder de Nutrição e Ciência da Solae

Benefícios

Fonte de proteína de alta qualidade que aumenta a sensação de saciedade favorecendo à perda de peso;

Fornece aminoácidos essenciais para a prática de atividades físicas e construção dos músculos;

Redução do colesterol ruim e aumento do colesterol bom;

Benéfica aos rins, principalmente em pessoas que são portadoras de disfunção renal devido ao diabetes e outras condições;

Reduz os riscos de doenças cardiovasculares;

Possui alto índice de digestibilidade de seus aminoácidos;

Versátil e de fácil introdução na alimentação;

A proteína presente na soja é de origem vegetal, e, por isso, livre de colesterol e lactose.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.