VISUALIZAÇÃO

Imagens ativam dons de criação

21:32 · 16.04.2011

Visualização: capacidade do cérebro de originar imagens tem uso pela ciência médica e foco no bem-estar

Há cerca de três décadas atrás, quando Mike e Nancy Samuels, um casal de médicos norte-americanos, começaram a empregar a técnica da criação de imagens mentais para promover o equilíbrio psicofísico e a saúde, mal podiam imaginar que outros profissionais já a utilizavam com sucesso na oncologia, como o Dr. Carl Simonton.

Na realidade, há bem mais tempo que isso, psicoterapeutas franceses também usavam as imagens mentais para irem além das técnicas de hipnose e psicanálise, no tratamento de traumas e outros problemas emocionais. Quem descobriu isso foi o psiquiatra Gerald Epstein, que se tornou bastante conhecido pelo desenvolvimento ainda maior do uso da terapia pelas imagens.

Cuidado com o que pensa

Tanto a técnica não é recente, como sua utilização foi muito mais extensiva, mesmo porque, a criação de imagens ocorre no campo da expressão e das artes há milhares de anos, desde que os homens começaram a deixar seus desenhos nas cavernas.

A especialista em visualização criativa, Alzira Boechat, carioca embora residente há décadas na Europa, explica que entrar em contato consciente com imagens é algo que todos fazemos naturalmente o tempo todo. Ainda mais na atualidade, em que contamos com veículos de comunicação rápidos e velozes, como o rádio, a televisão e os próprios computadores conectados em rede.

O que precisamos é ser mais cuidadosos com essas imagens que são absorvidas no dia a dia e que acabam se alojando de forma imprópria em nosso subconsciente, produzindo realidades desagradáveis que tendem a se repetir e perpetuar, indefinidamente, se não assumirmos outra postura diante delas, diz Alzira Boechat, que também tem formação em uma técnica recente denominada Psych-K , a qual atua sobre as crenças que impedem as pessoas de alcançarem saúde, paz, amor e prosperidade.

A especialista ministra este final de semana o curso "Visualização Criativa e seu Poder Transformador", no hotel Porto Jangada (informações no site www.visualizecriativa.com). Durante a semana, realiza ainda atendimentos individuais, nos quais emprega as duas técnicas.

Apropriar-se de seu potencial criador de imagens é uma forma de solucionar problemas, desde os de saúde, como os relativos ao desempenho em áreas bem diversas. A visualização criativa é empregada nos esportes, para a conquista de objetivos (como ser aprovado em testes e provas), regular as funções orgânicas e mesmo eliminar comportamentos indesejáveis e condicionados.

Alzira Boechat alerta para o uso das imagens de forma inconsciente, o que costuma criar realidades bastante desagradáveis. E a importante sermos mais responsáveis quanto aos nossos pensamentos e sentimentos.

Aprender a usar as imagens mentais a nosso favor, diz, faz uma grande diferença em nossas vidas. "É essencial, para nosso bem-estar e felicidade, aprendermos a observar nossos hábitos. Muitos deles, são verdadeiros sabotadores de nossa felicidade".

O casal de médicos Samuels, em duas de suas obras ("Vendo com os olhos da mente" e "A cura pelas imagens mentais") sinaliza que cada um começa a despertar para o que assimila em termos de imagens quando sente dor, desconforto, adoece ou se vê diante de um acontecimento mais difícil. Com a repetição dessas situações fica assustado e precisa dar um novo significado a isso tudo, criando novas imagens favoráveis. O casal ensina a proceder uma viagem interior, criando imagens que relaxam e modificam a própria fisiologia.

Alzira esclarece que visualizar e criar imagens é a essência do que as pessoas já praticam, mesmo sem se darem conta. O que procura repassar em seus cursos é a forma de integrar essas criações imagéticas de modo a gerar um bem-estar e sentimentos motivadores capazes de transformar a própria vida. "Há uma frase do Krishnamurti a qual aprecio muito, que diz que nós transformamos o mundo quando nos transformamos. Sempre digo que podemos parar de sofrer, de "ralar" e ter que "correr atrás" do que desejamos, usando isso a nosso favor".


CRIAÇÃO

"O subconsciente não pensa com palavras, mas com as imagens que criamos"

Alzira Boechat
Terapeuta holística, especialista em Visualização Criativa e Psych-K


INDICAÇÃO DE LEITURA

"A Imaginação na Cura", Jeanne Acheteberger (Summus Editorial)

"Os Segredos da Visualização Criativa", Phillip Cooper (Ed. Pensamento)

"O Poder da Visualização Criativa", Elizabeth Mednicoff (Univ.dos Livros)

"Visualização Criativa", Shakti Gawain (Editora Pensamento)

"Imagens que Curam", Gerald Epstein (Summus Editorial)

"Com a Vida de Novo", Carl Simonton (Summus Editorial).

"Visualização" ,Ana Maria Rossi (RT)


FIQUE POR DENTRO

Viagem interior

A visualização criativa se fundamenta na criação de imagens na tela mental, de forma a modificar pensamentos, sentimentos e comportamentos. Tem o potencial de mudar mesmo a fisiologia do corpo como batimentos cardíacos, respiração e pressão arterial. Mike e Nancy Samuels explicam que as pessoas podem agir movidas pelo medo ou pelo amor. Com o aprendizado do relaxamento, em uma viagem interior agradável, o amor toma a frente da vida e isso promove cura e bem-estar.

A abordagem estimula a criança interior de cada um - que se manteve aprisionada por conceitos rígidos do que é a vida adulta - a se manifestar, trazendo mais cor e alegria à existência, com seu impulso inventivo e criativo.


ROSE MARY BEZERRA
REDATORA

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.