transplante

HM é centro de referência na área infantil

00:24 · 09.07.2013
O Hospital de Messejana (HM) é o único centro de referência no transplante cardíaco infantil no Norte e Nordeste. Entre as crianças que aguardam o procedimento, estão pacientes dos estados do Pará, Maranhão e Paraíba. Em 2013, foram realizados 11 transplantes cardíacos, sendo dois em crianças.

No momento, a equipe de transplante cardíaco do hospital comemora a recuperação de um jovem paciente que passou por uma cirurgia pouco comum, pois teve dois órgãos transplantados, o coração e o rim. Trata-se de Wesley Ferreira Duarte, de 15 anos, submetido aos transplantes em março deste ano, tendo recebido alta dos médicos da Unidade de Pediatria recentemente.

Segundo Klébia Castelo Branco, coordenadora do transplante infantil do HM, a cirurgia árdua foi delicada, pois o estado do paciente era grave. O segundo procedimento contou com a participação da equipe de transplante de Rim do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

A equipe do HM luta contra o tempo para manter outras sete crianças, de 1 a 17 anos, que permanecem a espera de um transplante, enquanto mais quatro crianças estão sendo preparadas para serem incluídas na fila de espera.

“Fazemos tudo o que está dentro das nossas possibilidades, mas é um grande desafio. Quanto menor a criança, mais difícil encontrar doadores compatíveis, além do no tipo sanguíneo e outros fatores”, revelou a médica Klébia Castelo Branco.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.