Cuidados

Higiene especial com as lentes de contato

03:27 · 11.09.2011
( )
Dr. Jailton Vieira: "Todos os sentidos são importantes; 80% do que observamos são provenientes da visão
Dr. Jailton Vieira: "Todos os sentidos são importantes; 80% do que observamos são provenientes da visão ( José Leomar )
No caso dos cuidados quanto a higienização das lentes de contato, o oftalmologista Renato Augusto Neves,diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos SP), diz que é preciso seguir uma rotina com base em quatro dicas. A primeira é a limpeza diária, essencial para eliminar gorduras e resíduos de maquilagem e poluição que grudam na superfície das lentes. Usando os dedos polegar e indicador, o paciente deve esfregar gentilmente as lentes, utilizando soluções para esse fim específico.

O segundo ponto é a desinfecção diária, com o propósito de manter as lentes livres de microrganismos e agentes infecciosos. Há dois modos de desinfectar as lentes de contato: sistema de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e sistema químico. Enquanto o primeiro é mais eficiente, o segundo é mais prático - já que um só produto reúne múltiplas soluções.

Outra medida importante é a remoção semanal de gordura (proteína; as lágrimas são ricas em proteínas). "Se o usuário de lentes não promover a remoção, provavelmente seu olhos começarão a ficar vermelhos e irritados. Hoje há tabletes eficientes e práticos.

É essencial também fazer a substituição regular das lentes de contato. "Por mais que as pessoas sejam cuidadosas, não fazem ideia do quanto é importante seguir esse passo a passo nos cuidados com as lentes. Pesquisadores dizem que, com o tempo, os microrganismos criam uma camada de biofilme muito difícil de ser removida. Daí a importância de se trocar as lentes periodicamente", fundamenta o médico.

Suporte dos óculos

Higienizar o suporte dos óculos também é essencial. "Resíduos de poluição são um mal para a visão. Mas a limpeza das mãos é sempre fundamental, porque elas - além de ter uma gordura natural - é que entram em contato com produtos dos mais variados, podendo afetar diretamente a saúde dos olhos. Além disso, quem usa óculos deve estar sempre atento a limpar as lentes (de acordo com as recomendações do fabricante) pelo menos duas vezes ao dia", informa.

Sobre o excesso de maquiagem nos olhos, o médico destaca os riscos ocasionados pelo hábito. "Além de envelhecer precocemente a pele de quem não toma o cuidado de remover os produtos antes de dormir, as chances dos itens entrarem em contato direto com os olhos, principalmente se a pessoa coçar os olhos enquanto dorme, são muito maiores", conclui.

Cuidados

Lavar os cílios com uma gota de xampu ou sabonete neutro para remover resíduos prejudiciais aos olhos;

Utilizar compressas geladas para amenizar a coceira;

Pingar lágrimas artificiais para lubrificar o cristalino (estrutura do olho responsável por focalizar o que vemos), e evitar o ressecamento;

Sempre Tirar as lentes de contato antes de dormir;

Usar óculos escuros com proteção aos raios ultravioleta (UV) sempre que estiver ao ar livre, mesmo nos dias nublados;

Escolher maquiagens antialérgicas e de boa procedência;

Lavar bem o rosto antes de dormir, removendo todos os resíduos de poluição e maquiagem.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.