dia de conscientização

HAP: entender para tratar

04:22 · 13.11.2011
Nesta terça-feira, dia 15, é celebrado o Dia de Conscientização da Hipertensão Arterial Pulmonar. Trata-se de uma doença sem cura caracterizada pela pressão arterial elevada nos pulmões, que afeta pessoas de todas as idades. É ainda pouco conhecida entre a classe médica e de difícil diagnóstico por seus sintomas serem facilmente confundidos com outras doenças pulmonares mais comuns, como asma e bronquite.

Os sinais mais recorrentes dos portadores de HAP são muita falta de ar e cansaço, porém também pode ocorrer dores no peito, tonturas e palpitações frequentes, pele azulada e inchaço nos pés e tornozelos. Durante as crises, tarefas simples como pentear o cabelo e escovar os dentes tornam-se inviáveis, devido ao cansaço e à falta de ar. A HAP também pode ocorrer em consequência de outras doenças, como esquistossomose, aids, esclerose sistêmica, doenças no coração, entre outras.

"Ao longo dos anos verificamos um aumento no número de diagnósticos e de pessoas que foram submetidas ao adequado tratamento e específico acompanhamento médico. Por outro lado, ainda há dificuldades para o diagnóstico precoce e são muitos os pacientes que não têm acesso aos medicamentos", analisa Dra. Jaquelina Ota, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia e coordenadora do grupo de circulação pulmonar da UNIFESP.

Apesar de não haver cura, atualmente são boas as perspectivas de vida para os pacientes que recebem o tratamento adequado. O maior problema ainda é o acesso aos medicamentos, uma vez que estes não estão disponíveis na lista do SUS, sendo assim, o portador precisa entrar na Justiça para conseguir receber gratuitamente a medicação e nem sempre tem a garantia do fornecimento contínuo, o que é importantíssimo nos casos de HAP.

O IV Encontro Nacional de Amigos e Familiares de Portadores de HAP acontece dia 3 de dezembro, em São Paulo.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.