Desintoxicar

Dieta regula o metabolismo

01:52 · 23.04.2013
Reduzir as toxinas do organismo é vital, mas deve-se atentar para o limite de tempo das dietas ´detox´

O preparo de sucos proporciona a combinação ideal de ingredientes que regulam a saciedade, segundo indica a nutricionista Débora Fonseca
Foto: Marília Camelo

Por meio de um cardápio configurado de acordo com as necessidades e o estilo de vida de cada pessoa, a dieta conhecida como Detox já originou um verbo novo que se tornou palavra de ordem aos adeptos: detoxificar. Ou seja, desintoxicar.

"Reduzir as toxinas do organismo para promover a limpeza do trato gastrointestinal e melhorar o metabolismo", afirma Débora Fonseca, nutricionista especialista em dieta Detox e nutrição estética.

Toxinas

As toxinas estão por toda parte e podem ser adquiridas por meio da alimentação, dos produtos químicos (cosméticos) e industrializados, além da poluição ambiental.

Causam o desordenamento do organismo, podendo ocasionar insônia, indisposição, dores de cabeça, acne, celulite, dificuldade para redução de peso, alergias, intoxicação, problemas no estômago, intestino, fígado, rins, envelhecimento precoce, doenças crônicas entre outros problemas.

É impossível eliminá-las, embora o mais prudente seja reduzi-las. "Um bom começo é consumir alimentos orgânicos, beber muita água e evitar produtos industrializados", aconselha a nutricionista e especialista em Fitoterapia e Nutrição Esportiva Funcional, Carol Morais.

Débora Fonseca acrescenta que higienizar os vegetais com hipoclorito de sódio, cozinhar bem os alimentos e ter muito cuidado com a água são também medidas fundamentais no processo de desintoxicação do organismo.

O objetivo principal é promover qualidade de vida. Para isso, o tratamento nutricional se baseia em alimentos naturais e formulados, e sua duração depende de cada caso, podendo se estender por até duas semanas. Durante um período determinado, o cardápio das seis refeições é todo refeito. "São eliminados os produtos industrializados, álcool, açúcar, alimentos que contém glúten e lácteos", relata a especialista em Fitoterapia.

No entanto, Débora Fonseca e Carol Morais alertam que existem diferenças e particularidades nas dietas conforme cada paciente, seja homem, mulher, gestante, idosos e alérgicos. Cada indivíduo precisa ter um tratamento diferente e personalizado.

O suco é um dos alimentos mais utilizados neste tipo de dieta. São várias as receitas e combinações de ingredientes. Isso porque são bastante nutritivos e proporcionam a saciedade oferecida pelo efeito das fibras. Recomenda-se prepará-los no liquidificador (não na centrífuga) e bebê-los logo em seguida, sem coar.

Além dos sucos (principalmente o verde), chás, água de coco, sementes, água, legumes, vegetais e frutas são itens imprescindíveis na composição das dietas. "O alimento deve ser o mais natural possível para fornecer a quantidade de nutrientes funcionais e promover a desintoxicação. São as vitaminas e os minerais que irão promover a liberação de anti-oxidantes que favorecem a melhora no metabolismo, enquanto as fibras realizam a limpeza do intestino", esclarece Débora Fonseca.

O uso de suplementos alimentares são frequentes no decorrer do processo de desintoxicação, mas são prescritos apenas após a avaliação do nutricionista, que fará o devido acompanhamento.

Precaução e exames

Como toda dieta, antes da mudança de hábito, exige-se alguns cuidados. Neste caso, é preciso uma avaliação prévia para conhecer as especificidades de cada paciente.

Débora Fonseca ressalta que estar com os exames laboratoriais em dia e conversar com o nutricionista sobre suas preferências alimentares garantem o bom êxito. "Isso porque a dieta irá acompanhar o seu ritmo de vida", diz.

Desgaste físico

A prática de exercícios físicos deve complementar o Detox. Porém, a baixa quantidade calórica requer cautela. "Exercícios que promovam desgaste físico reduzido durante uma hora por dia são os mais indicados", afirma Carol Morais.

Com prazo definido, a dieta tem começo e fim. O importante é manter o estilo de vida saudável e usufruir dos benefícios que alguns hábitos da dieta trazem ao dia a dia, como o consumo de alimentos orgânicos. "Não é necessário viver sempre de maneira tão severa", afirma a especialista em Fitoterapia.

Por isso, aos que desejam emagrecer e ´detoxificar´, o primeiro passo é procurar a ajuda de um nutricionista. Mesmo tendo alguns alimentos vetados ao longo do período de realização do Detox, os nutrientes principais para o pleno funcionamento do organismo são ingeridos. Isso só é possível com o conhecimento do nutricionista, a quem cabe indicar os alimentos específicos e suas combinações para suprir essa necessidade.

Receitas

Suco verde de frutas
Ingredientes: maça sem semente e com casca
½ laranja sem semente e sem casca, com bagaço
1 folha de couve ou de qualquer outra folha verde escura
1 moeda de gengibre
1 colher (sopa) de linhaça dourada ou chia hidratada (deixar de molho em ½ xícara de água de uma dia para o outro. Colocar tudo no liquidificador)
½ copo de água de coco
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. É recomendado não coar e beber o suco logo após o preparo.

Suco de Clorofila
Ingredientes:
1 litro de água ou água de coco ou chá verde
3 folhas de couve manteiga
2 maracujás
3 limões
Modo de preparo:
Bata no liquidificador a água, as folhas de couve e os maracujás. Na sequência, adicione o suco extraído dos três limões. Para quem deseja perder peso, é importante adoçar o suco clorofila usando adoçante. O indicado é o de estévia ou de sucralose.

VICKY NÓBREGA
ESPECIAL PARA O VIDA

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.