ABRANGÊNCIA

Desenvolver todas áreas da vida

18:27 · 13.08.2011
( )
Coaching é ferramenta usada por um treinador (coach) que potencializa o autoconhecimento e a autoconfiança
Coaching é ferramenta usada por um treinador (coach) que potencializa o autoconhecimento e a autoconfiança ( FOTO: ARQUIVO )
A teoria dos sistemas hoje é utilizada em condutas como coaching e constelações

Uma percepção diferente sempre contribui para se acessar problemas e, conflitos distintos, aparentemente difíceis de serem solucionados. Equacioná-los de outras formas costuma ser uma via que ajuda muito a olhar para essas questões sob novos prismas, incluindo outras perspectivas até então não imaginadas.

A teoria dos sistemas, por exemplo, embora com quase um século de existência, ainda parece ser desconhecida para muita gente. No entanto, tem sido a visão sistêmica que está trazendo hoje alternativas para problemas antigos e insolúveis.

Interdependência

As constelações sistêmicas (familiares e empresariais) e o coaching são hoje duas abordagens empregadas em larga escala. Quem explica isso é a psicóloga, trainer coach e consteladora familiar, Lucy Lopes.

De acordo com ela, tanto as constelações quanto o coaching lançam mão da visão sistêmica, uma vez que os facilitadores destas áreas (constelador ou coach) conseguem observar as relações humanas com interdependência, seja na área individual, profissional, familiar, enfim, em todos os âmbitos onde o humano esteja presente.

Muitas situações acabam se tornando complexas (sejam sociais, familiares, econômicas, empresariais) por conta de não se empregar adequadamente a perspectiva sistêmica. Gradativamente, criam-se verdadeiros emaranhados, praticamente impossíveis de serem resolvidos sem uma visão mais abrangente que envolve o todo.

Conforme Lucy Lopes, existe hoje várias formas de coaching, uma ferramenta muito empregada na Europa, capaz de criar uma profunda mudança na vida das pessoas por transformar o potencial humano em arte, estimulando o despertar, desenvolvendo competências e obtendo comumente bons resultados.

Coaching, esclarece, é um programa de desenvolvimento pessoal e capacitação profissional que proporciona expansão de consciência, desenvolvimento de habilidades e recursos para solucionar problemas e atingir metas. Ela ministrará duas palestras no Centro Cultural Oboé este mês sobre o assunto (www.espacoderenascer.com.br). Na sequência ela abrirá seu espaço para o consultor, master coach trainer e constelador alemão, Bernd Isert, nos dias 2, 3 e 4 de setembro, para ministrar o workshop Introdução ao Coaching Sistêmico para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional (www.metaforum.com).

No conteúdo do programa do curso, Bernd Isert falará sobre os sistemas sociais (da família aos negócios), indicará soluções para obstáculos, esclarecerá sobre formas sistêmicas de curar relacionamentos, otimizar recursos internos e externos, mais a linha do passado ao futuro a ser traçada como caminho por cada um diante da visão do todo.


FIQUE POR DENTRO

Teoria dos sistemas

Os enunciados iniciais da teoria dos sistemas têm registros de 1925. O biólogo Ludwig von Bertalanffy a seguir (1937) organizou as ideias, que alcançou outros cientistas na década de 50, como Ross Ashby que introduziu o conceito na ciência cibernética.

Von Bertalanffy tentou criar uma unificação científica, empregando uma visão distinta do reducionismo cartesiano (ainda em vigor na ciência). Viu o sistema como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns que constituem um todo, e onde cada um dos elementos comporta-se, por sua vez, também como um sistema cujo resultado é maior do que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente.


ROSE MARY BEZERRA
REDATORA

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.