Universidades

Cuidado odontológico destinado a todos

00:00 · 12.11.2013
Com valor simbólico ou gratuitamente, serviços odontológicos nas universidades auxiliam a população

Universidades da capital disponibilizam atendimento gratuito para a população a fim de unir a necessidade da sociedade à promoção do conhecimento por meio da prática dos estudantes. É o caso dos cursos de Odontologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) que oferecem atendimento à população por meio de suas clínicas odontológicas. Acompanhados e orientados por professores doutores ou mestres, os universitários utilizam o espaço como campo de prática e em ambos são assistidas diariamente cerca de 300 pessoas.

Os espaços universitários oferecem serviços odontológicos à população na UFC e na Unifor unindo assistência social à promoção de conhecimento. Ambos ressaltam que atendem cerca de 300 pessoas diariamente Foto: Divulgação

Na Unifor, a clínica multidisciplinar é composta por 64 consultórios, enquanto a clínica integrada, por 36 consultórios. Os atendimentos são realizados de modo integrado nas especialidades de dentística, cirurgia, periodontia, endodontia, prótese, além de odontopediatria e ortodontia preventiva e interceptativa, sendo todas as especialidades amparadas pelo laboratório de radiologia.

No entanto, atualmente o centro cirúrgico da Unifor passa por reformas previstas para terminar no primeiro semestre de 2014. O intuito é se tornar um local para a realização de intervenções cirúrgicas bucodentárias mais complexas.

Em geral, são 60 alunos cujas aulas práticas nas clínicas os dividem em pequenos grupos de 10 a cada professor orientador.

Para os atendimentos clínicos, o paciente precisa pagar uma taxa simbólica de R$5,00 (cinco reais) por semestre. Os casos de isenção são avaliados pela assistente social. Já os serviços de prótese são custeados pelo paciente a preço de laboratório e podem ser quitados em até seis parcelas.

O primeiro passo é buscar o setor de triagem e recepção do curso de odontologia da Unifor que funciona durante todo o semestre letivo (Bloco O - Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz). A consulta de triagem pode ser agendada pelo telefone (85)3477-3211. O paciente deve portar identidade e comprovante de residência para que seja feito o cadastro.

Nesta consulta, são realizados dois exames: clínico odontológico e radiológico. Eles irão determinar qual o perfil do paciente, que será encaminhado para a especialidade a qual é indicado, ou seja, a disciplina.

Consulta marcada

O mesmo processo de triagem é necessário àqueles que desejam usufruir dos atendimentos odontológicos ofertados pela UFC, que são totalmente gratuitos, com exceção das próteses cujos gastos de laboratório são cobrados. Os agendamentos são realizados logo no início dos semestres apenas de modo presencial (Rua Monsenhor Furtado, s/n - Rodolfo Teófilo). Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones: (85) 3366.8425 e (85) 3366.8426.

Com departamentos de clínica odontológica, odontologia restauradora e integrada, a UFC oferece serviços de endodontia, estomatologia, cirurgia bucodentária, próteses (total, parcial e fixa), odontopediatria, etc. Além de serviço de emergência com equipe para atendimento 24 horas sob supervisão de professores.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.