IRCAD

Centro capacita cirurgiões

20:51 · 06.08.2011
( )
As videocirurgias serão transmitidas em tempo real possibilitando a integração entre os três centros
As videocirurgias serão transmitidas em tempo real possibilitando a integração entre os três centros ( Foto: reprodução )
CENTRO DE REFERÊNCIA EM LAPAROSCOPIA OFERECE TREINO TEÓRICO, PRÁTICO E TELECIRÚRGICO

Originalmente criado na França, em 1994, o Instituto Global de Pesquisa e Treinamento em Técnicas para Cirurgias Laparoscópicas (IRCAD) teve nova sede inaugurada no Brasil, no dia 8 de julho, na cidade de Barretos, São Paulo.

A perspectiva é de que sejam treinados 1.100 cirurgiões brasileiros nos próximos meses (ampliando esse número para 3 mil em 2012) nas técnicas mais avançadas em cirurgias minimamente invasivas. Tal resultado é fruto da parceria entre o IRCAD Brazil, instituto sem fins lucrativos, o Hospital de Câncer de Barretos e as empresas Coviden e Karl Storz Endoskope.

Referência mundial

O Brasil é o único país da América Latina a receber o centro (há outra sede em Taiwan) e, de acordo com o diretor científico da Ircad Brazil, o dr. Armando Melani, "a escolha se deu porque, além de sermos o país mais influente no continente, somos também uma referência mundial no que diz respeito às cirurgias laparoscópicas com um quadro que reúne alguns dos melhores profissionais do mundo".

Reconhecido internacionalmente pelo seu centro de pesquisa em oncologia molecular, o Hospital do Câncer de Barretos também teve papel importante na escolha. Para o presidente do Instituto na França, o Prof. Jacques Marescaux, "a estrutura e a qualificação única dos profissionais da instituição habilitava o local para um centro Ircad".

Para a construção da sede brasileira, que possui uma estrutura de 7.200 metros quadrados com auditório de 130 lugares, foram investidos mais de 60 milhões de reais, possibilitando o acesso a uma tecnologia que integrará o instituto brasileiro aos centros da França e Taiwan. As aulas interativas poderão ser assistidas em tempo real e serão ministradas por uma equipe multidisciplinar formada pelos melhores profissionais de todo o mundo.

"Temos uma ótima qualidade na transmissão de imagens, os instrumentos mais avançados e que muitos cirurgiões nunca tiveram contato, dando a eles acesso a uma capacitação de alto nível", explica o dr. Armando Melani. Por ser uma parceria público-privada, 30% das vagas dos cursos serão destinadas a médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) escolhidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Além disso, profissionais de toda a América Latina terão acesso ao ensino teórico, prático e telecirúrgico oferecido pelo Ircad Brazil.

Nos primeiros seis meses, 11 cursos farão parte da capacitação, que, ao longo do tempo, incluirá cirurgias abdominais, gastrointestinais, ginecológicas, urológicas, bariátricas, ortopédicas, na base do crânio, dentre outras. As cirurgias laparoscópicas apresentam inúmeras vantagens em relação às cirurgias convencionais. Como o corte é mínimo, se tornam menos traumáticas, tendo um pós-operatório mais rápido e menos doloroso.

"Na cirurgia da vesícula, por exemplo, o paciente passava de 3 a 5 dias internado, demorando 3 semanas para voltar ao trabalho. Hoje, é possível deixar o hospital no mesmo dia. A recuperação ocorre em mais ou menos uma semana. Além disso, esse tipo de cirurgia é capaz de diminuir em até 70% a possibilidade de infecção", cita o dr. Armando Melani.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.