Kirtan

Bhakti Yoga: o amor como o caminho

20:33 · 09.07.2011
( )
Krishna Das: um dos expoentes da música devocional indiana. A prática de Mantras e Kirtans ajuda a manter a mente do praticante do Bhakti Yoga centrada no objetivo de unificação e , com isso, cresce no interior do ser o sentime
Krishna Das: um dos expoentes da música devocional indiana. A prática de Mantras e Kirtans ajuda a manter a mente do praticante do Bhakti Yoga centrada no objetivo de unificação e , com isso, cresce no interior do ser o sentime ( Foto: Kid Jr )
A prática devocional do Yoga tem em Krishna Das um grande expoente. Músico retorna em agosto a Fortaleza

Em todos os tempos, a entrega sempre se evidenciou como uma das atitudes mais desafiadoras para o ser humano. Na contemporaneidade, outros obstáculos ainda maiores se apresentam e ludibriam o homem comum, o qual permanece apegado a suas construções mentais, com imensa necessidade de obter segurança e tentativas (ilusórias) de controle sobre os processos da vida.

Liberar tais pensamentos, os quais geram condutas que verdadeiramente adoecem, ainda parece bastante difícil e complicado. No entanto, algumas práticas (sobretudo, em grupo) podem colaborar para a promoção de mudanças sutis interiores e um novo posicionamento e confronto com essas barreiras.

Aprender a silenciar, manter-se no presente, corrigindo o pensamento incessante, a mente que não para, pode ser facilitado com algumas das diversas modalidades do Yoga. O Bhakti Yoga, por exemplo, é uma delas.

O propósito maior de toda essa variedade de formas é alcançar o estado unificado do ser. Tanto os exercícios respiratórios, como posturas, mudras (gestos específicos com as mãos) e atitudes devocionais interiores, como o cântico ininterrupto de mantras, são capazes de, no dia a dia, facilitar o acesso a outros estados de consciência mais calmos e profícuo nas práticas de Yoga.

Mantras

Atualmente, o cântico de mantras e kirtans (reunião de pessoas em atitude de louvação e devoção ao Criador, cantando os vários nomes de Deus) tem sido exercido por pessoas de diversas partes e crenças, mesmo entre os não praticantes de Yoga.

Isso foi demonstrado nas duas ocasiões anteriores em que o cantor devocional norte-americano, Khrisna Das, esteve em Fortaleza (2006 e 2007). O músico retorna no próximo dia 8 de agosto, segunda-feira, às 20 horas, no Imperium Buffet & Eventos, quando oficialmente abrirá aqui sua turnê pelo Brasil (www.ekadanta.com.br). Ter escolhido a capital cearense para iniciar esta série de apresentações se deve ao fato de ter encontrado aqui um público, amoroso, celebrativo e bastante caloroso, além de reverente nesta prática.

Quem vê este cantor de reconhecimento mundial (não só nos meios alternativos mas também no vasto universo da chamada World Music), sequer imagina que, Krishna Das tem no currículo um ser circunspecto e até depressivo, que tocava em uma banda de rock. Este quadro foi superado após o contato com os grandes ensinamentos de amor de seu mestre, o guru indiano Neem Karoli Baba.

Após a morte de Neem - recebeu de seu mestre o nome Khrishna Das - ainda ficou muito tempo infeliz. Sua infelicidade, conta, fazia com que deixasse as pessoas ao seu entorno também muito tristes. Afinal, tal atitude cria tanto problemas para a própria pessoa como para os outros seres. Admite só ter superado tudo isso quando começou na prática intensa do Bhakti Yoga, cantando mantras e realizando kirtans (a prática de cantar repetidamente os nomes de Deus).

Khrishna Das costuma ser acompanhado de alguns outros músicos, como o percussionista uruguaio e radicado no Brasil, Christiaan Oyens. Para Das, "Cantar também é meditar". E seus kirtans contam não somente com os cantos. Ele conversa com o público e conta histórias que repassam ensinamentos espirituais para o bem viver.


Conexão

"Meu trabalho é só não atrapalhar o fluxo do amor (sair do caminho) deixar todos se conectarem"

Krishna Das
Músico Devocional Cantor de Mantras e Kirtans


ROSE MARY BEZERRA
REDATORA

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.