EXPERIÊNCIA

Aprender a se cuidar mais

20:17 · 14.05.2011
Apesar do pouco tempo que estive no Viva, muitas foram as lições aprendidas. Conhecimentos, em sua maioria, tornados hábitos no dia a dia, na busca de tornar a vida mais saudável e leve. Na sociedade contemporânea, o ritmo que levamos é tão acelerado, tudo é tão efêmero e fugaz, que deixamos, muitas vezes, de cuidar de nós mesmos. Só quando adoecemos é que nos damos conta de que não somos meras máquinas, mas humanos, sensíveis e frágeis.

Assim, dentre os principais aprendizados adquiridos, destaca-se a importância do uso de fotoprotetores. Todo mundo sabe que a exposição solar sem proteção pode acarretar danos na pele, como o envelhecimento precoce, rugas, manchas esbranquiçadas ou escuras, ressecamentos e lesões cancerosas. Apesar disso, é frequente vermos (e fazermos) certas "danações": abolir o uso de fotoprotetores na hora do bronzeamento ou nas saídas no "sol a pino".

É incrível como essa é uma questão séria e insistimos em deixar de lado. Lembro que após realizar uma matéria sobre o assunto e ter, inclusive, contato com alguns casos clínicos, fiquei impressionada com a gravidade do problema. Hoje, o protetor solar é um companheiro inseparável, que trago sempre comigo. O Viva me ensinou a cuidar mais de mim.

Ana Cecília Soares - Repórter

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.