CEIA FELIZ

Alimento para o espírito

22:32 · 17.12.2011
( )
( )
Leveza do corpo para o sabor do espírito é o que sugere a indicação do Viva para uma ceia saudável e simples. Momento também para cultivar a máxima: o menos é mais

Uma ceia leve e saborosa não requer ingredientes sofisticados nem preocupação demasiada com o cardápio, tampouco exagerar na variedade de pratos. Aliás, esta época do ano deve ser permeada por uma intenção clara: o menos é sempre mais.

A justificativa é muito simples, bastando olhar para as crianças. Enfim, o que deixa o espírito feliz, será apreciado com leveza e alegria pelo corpo e o coração. O único e importante adicional é permanecer atento para avivar sempre os bons sentimentos de união, amor e gratidão que particularmente envolvem este mês.

O preparo de uma ceia mais simples faz parte do ritual de fim de ano do Centro de Meditação Raja Yoga Brahma Kumaris. Organização sem fins lucrativos de origem indiana (celebrou recentemente 20 anos em Fortaleza), a BK tem a premissa de não utilizar alimentos de origem animal, à exceção do leite como iogurte.

Em busca do caminho

Inácia Costa, uma das instrutoras da BK de Fortaleza, esclarece que a cozinha é o primeiro degrau para quem se inicia neste caminho, uma vez que o alimento é uma energia que influencia no crescimento espiritual.

Explica que todos aprendem a cuidar da alimentação e selecionar alimentos os mais frescos possíveis. Isso porque o corpo é visto como o templo do espírito e, como tal, precisa ser cuidado e respeitado em sua essência.

Outra sister da instituição, Benedita Sousa, afirma que na Índia o período natalino e de passagem de ano é celebrado em um evento denominado de Diwali, no final de outubro. Isso porque o calendário hindu é lunar e não solar. Mesmo assim, os aprendizes, praticantes e mestres de Raja Yoga realizam uma ceia especial nesta data. "Sempre meditamos antes de prepararmos os alimentos", explica Inácia Costa.

ROSE MARY BEZERRA
REDATORA

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.