Instagram

#Viaje na imagem

Da serra ao sertão, da floresta à praia... Fotografias e dicas nas redes sociais revelam novos destinos e despertam a vontade de viajar pelo Brasil

Canoa Quebrada - Aracati, CE ( Fotos: Raphael Moraes )
00:00 · 08.03.2018 por Marlyana Lima - Editora

A hashtag é #viagem! A palavra pode ser essa ou dezenas de outros termos que, na web, levam ao mesmo interesse em comum: o turismo. É assim, de post em post, que muitos brasileiros vêm revelando (e descobrindo) um País repleto de destinos incríveis. #Ficaadica

De todos os terrenos das redes sociais, o Instagram é o mais fértil para quem gosta de registrar paisagens, aventuras e emoções vistas e vivenciadas durante as viagens. Também é fonte de inspiração para os que planejam pegar a estrada ou fazer check-in rumo a descobertas memoráveis.

O Brasil do Instagram é tão plural que muitas vezes é preciso conferir as "tags" para ter certeza que se trata de um mesmo país. Além disso, mostra experiências reais e dicas preciosas. Sem falar nas páginas compartilhadas e temáticas sobre praias, serra, sertão... É só clicar.

Uma prova desse potencial está nos números. Essa semana, o Ministério do Turismo ultrapassou 500 mil posts com a hashtag colaborativa #MTtur. Por meio dela, a Pasta divulga destinos de todo o Brasil com a ajuda dos usuários e seguidores.

Criado em 2012, o perfil @mturismo conta atualmente com 128 mil seguidores e tem em seu histórico mais de 6,2 mil publicações desde seu primeiro post, em 26 de janeiro de 2012.

A hashtag #MTur começou a ser utilizada em maio de 2012. No mês seguinte passou a ser apresentada com o intuito de agregar fotos de destinos brasileiros. O resultado pode ser conferido na forma de belas imagens. São cliques feitos de Norte a Sul por brasileiros como o carioca Raphael Moraes (@phaelmoraess).

Nascido no Rio de Janeiro e morando em Juiz de Fora, Minas Gerais, recentemente Raphael Moraes teve uma de suas fotos - um flash de Morro Branco, em Aracati (CE) - divulgada no "Insta" do MTur. O registro foi feito nas férias passadas quando veio ao Ceará com a esposa e o filho de 4 anos.

Compartilhar

Policial militar, Raphael conta que começou a registrar suas viagens em 2011, durante uma viagem para Porto Seguro, na Bahia. Desde então, turismo e fotografia se tornaram uma paixão só.

"Eu amo o Nordeste e pretendo conhecer todos os estados", ressalta o carioca. Na lista de destinos que já visitou estão Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Pernambuco e Alagoas. Isso sem falar nas descobertas feitas no interior de Minas e nas cidades fluminenses como Arraial do Cabo, Búzios e Petrópolis. A próxima parada? "Fernando de Noronha", diz.

Usando o celular, uma "Go Pro" e uma câmera semiprofissional, Raphael faz imagens que compartilha não apenas em seu perfil. O hobby o levou a criar, em 2014, a página IG Beach Brasil (@ig_beach_brasil) que mostra as belezas do litoral brasileiro e já conta com 61 mil seguidores. A ideia, segundo ele, é dar oportunidade para que outras pessoas possam compartilhar as experiências de viagem. É só seguir...

Para quem está com as malas prontas, ele dá uma dica: "aproveite bem a viagem e descubra o lugar. Fotografe, mas não deixe de se divertir".

Mais informações:

Para participar do projeto colaborativo do Ministério do Turismo no Instagram basta marcar a tag #MTur em suas publicações

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.