Holanda

Utrecht: típico estilo holandês de viver

Distante 40 Km de Amsterdã, a cidade tem atmosfera jovem, vida noturna agitada e atrações incomparáveis

Considerada o "coração da Holanda", a cidade preserva antigos edifícios e suas ruas são ideais para quem se locomove de bicicleta
00:00 · 07.06.2018 por Marlyana Lima - Editora

Com voos diretos da KLM ligando Fortaleza ao aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, o sonho de visitar a Holanda vem se tornando uma realidade para muitos cearenses. O turismo no país europeu, no entanto, não se resume apenas à capital. No mapa dos viajantes, a cidade de Utrecht, distante 40 Km de Amsterdã, vem ganhando destaque e é apontada por muitos viajantes como o coração da Holanda.

O centro de Utrecht, com traços medievais preservados, é pequeno o suficiente para ser explorado a pé, embora a cidade seja grande o bastante para receber festivais de nível mundial e abrigar grandes lojas da moda e museus imperdíveis.

> Jornada de descobertas no coração da Holanda 

Para alegria dos visitantes, muitos castelos da cidade foram renovados e transformados em hotéis e restaurantes, enquanto os antigos armazéns ao longo do cais são agora o local ideal para cafés acolhedores e bares descolados.

Chegando a Utrecht, não há como ignorar seus canais. O principal e mais antigo do país, foi construído no século XII para mudar o curso do rio Oude Rijn e conectar a cidade de Norte a Sul. Grandes castelos foram projetados ao seu redor. No século XIII, estaleiros foram construídos como ruas secundárias e hoje abrigam bares e restaurantes que são um atrativo a mais durante os passeios.

O castelo Oudaen, localizado no centro da cidade, também é ponto de parada obrigatório. A construção foi encomendada pela família Zoudenbalch em 1276 e é inteiramente feita de tijolos para garantir a segurança necessária à época. Em 1395, o prédio ficou nas mãos da família Oudaen, que até hoje dá nome ao edifício centenário. Com sua própria cervejaria, o local é ponto de encontro para turistas e locais.

De lá pode-se caminhar até a Igreja Dom. Com arquitetura em estilo gótico, o templo foi construído para ser uma catedral dedicada a St. Maarten. Em seu interior, o altar ricamente decorado atrai muitas pessoas diariamente para uma visita guiada ou um momento de silêncio e paz. Os concertos gratuitos nas tardes de sábado são uma atividade familiar tradicional em Utrecht.

Igualmente impressionante é a Torre Dom (Domtoren) que se separou da catedral depois que um tornado atingiu o edifício em 1647. A maior e mais antiga torre da Holanda, é o principal ponto de referência de Utrecht e oferece uma incrível vista da cidade.

Saiba mais

Como chegar

A KLM oferece voos diretos, às quintas e sábados, para o Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã. Em junho, o preço das passagens (ida e volta) está custando em torno de R$ 3.247.

Saindo de Amsterdã, basta pegar um trem na Estação Central (Amsterdam Centraal). O trajeto dura meia-hora e as saídas acontecem a cada 20 minutos. A passagem custa 15 euros (ida e volta).

O que visitar

Torre Dom (Domtoren)

A visita é feita com guias, em tours com uma hora de duração, conduzidos em holandês e inglês. O ingresso é vendido no Centro de Informações Turísticas, localizado na Praça da Catedral. A visita guiada custa 9 euros.

www.visit-utrecht.com

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.