Tradição

Turismo religioso segue forte em Pernambuco

Emoção, fé e tradição movem os fiéis que seguem para Nova Jerusalém no período da Semana Santa

A cidade-teatro de Nova Jerusalém é aberta, sempre às 16h, nos dias de encenação. Assim é possível ver melhor os detalhes dos cenários como o Templo de Herodes
00:00 · 15.02.2018
O Parque das Esculturas Monumentais fica próximo ao local das encenações e é visitado pelos turistas que chegam à cidade, no agreste pernambucano
Os visitantes que desejam participar da encenação como figurantes podem se hospedar na Pousada da Paixão que oferece pacotes com essa opção

Com pouco mais de 50 mil habitantes, a cidade de Brejo da Madre de Deus costuma ver sua população mais que dobrar nos dias de encenação, o que eleva o potencial multiplicador de oportunidades para equipamentos hoteleiros, restaurantes, comércio e prestadores de serviços da região. O turismo religioso mostra sua força.

> Nova Jerusalém: Paixão em cena no agreste

O espetáculo da Paixão em Nova Jerusalém teve sua origem nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da vila de Fazenda Nova, no período de 1951 a 1962, graças à iniciativa do comerciante Epaminondas Mendonça. Depois de ler sobre como os habitantes de Oberammergau, na Baviera alemã, encenavam a morte e ressurreição de Cristo, ele teve a ideia de realizar um evento semelhante para atrair turistas e movimentar o comércio.

Parque das pedras

Quem visita Fazenda Nova durante a temporada de espetáculos da Paixão de Cristo, tem mais um motivo para se encantar com as belezas naturais do agreste nordestino. Ao lado de Brejo da Madre de Deus fica o Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho.

O passeio pela antiga fazenda de 60 hectares pode ser feito a pé ou de carro. Além do turista conhecer a paisagem repleta de pedras, palmas e cactos, o passeio leva ao encontro de esculturas gigantes que retratam o cotidiano da região e da cultura popular.

Pacotes e caravanas

A maior parte do público chega à cidade em ônibus de turismo e vans. Os serviços de traslados têm preços variados e podem ser contratados de forma independente ou incluídos em pacotes que variam de acordo com o tipo de hospedagem e o número de dias da viagem. Saindo de Fortaleza, os pacotes (incluindo aéreo e passeios) variam de R$ 2.500 a R$ 6.079.

Há também grupos de amigos, clubes e associações que formam caravanas para viajar. É comum ver visitantes, principalmente nordestinos, chegando à cidade de automóvel. A estrada que liga a cidade-teatro à capital pernambucana e ao município de Caruaru é duplicada, oferecendo conforto e segurança para quem opta por pegar a estrada.

Parte da peça

Para os que buscam viver emoções mais fortes, a Pousada da Paixão, instalada dentro da cidade-teatro, oferece oportunidade para os turistas que desejam entrar em cena junto com os atores do espetáculo. O pacote inclui dois dias de hospedagem, nos quais os turistas assistem à peça no primeiro dia e, no segundo, atuam como figurantes juntamente com todo o elenco.

Mais informações:

Pousada da Paixão

Fones: (81) 3732-1574 / (81) 9.8239.4764 e (81) 9.9673.0815

www.pousadadapaixao.com.br

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.