Preservação da natureza

Sustentabilidade e diversão no Pantanal

É possível usufruir do melhor que a região, rica em biodiversidade, tem a oferecer, sem causar danos ao meio ambiente

Mais de 650 espécies de aves vivem na maior planície de inundação do mundo, e são um show à parte para os visitantes
00:00 · 05.07.2018

As belíssimas paisagens do Pantanal Mato-grossense são um verdadeiro deleite para os olhos e um convite irrecusável para admirar e aproveitar tudo que a natureza tem a oferecer. Em meio a isso, é necessário ter consciência ecológica para realizar um passeio marcante, sem abrir mão da preservação do meio-ambiente.

A região do Pantanal é considerada a maior planície de inundação do planeta. É um dos mais extraordinários patrimônios naturais do Brasil, inclusive com maior número de indivíduos por espécies que a Amazônia: são mais de 650 tipos de aves, 80 espécies de mamíferos, 260 tipos de peixes, 50 de répteis, sem falar nos insetos e, claro, na rica flora.


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) define a região do Pantanal como "Patrimônio Natural Mundial" e "Reserva da Biosfera". O Pantanal é uma das maiores extensões alagadas contínuas do planeta. Sua área é de 150.000 km², com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso.

Tamanha riqueza, no entanto, tem sido ameaçada com o passar dos anos pela expansão agrícola e urbana desordenada. Áreas legalmente preservadas têm sido usadas de maneira irregular e irresponsável de modo a poluir nascentes de rios e contaminar o solo, comprometendo a existência de animais e plantas.

mar
Atividades de turismo responsável são incentivadas, tendo sido concedido, inclusive, prêmio para estabelecimentos que incentivam a sustentabilidade

Responsabilidade

Há, contudo, quem saiba tirar proveito da região, sem agredir o meio ambiente, além de incentivar a preservação. Um dos exemplos dessa preocupação é a Pousada Piuval, que desde 1989 incentiva o turismo ecologicamente responsável na região do Pantanal.

"Cada vez mais os turistas valorizam a sustentabilidade e por isso optam pelo nosso estabelecimento. A sustentabilidade é uma escolha que todos devem fazer", enalteceu o diretor do empreendimento, Eduardo Eubank. A Pousada recebeu recentemente o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018 nas categorias Meio de Hospedagem e Top Sustentabilidade.

"Estamos instalados no meio do Pantanal, por isso, nossa obrigação é proporcionar passeios no meio da natureza de forma que preserve o ambiente e mantenha a fauna e a flora intactas", destacou.

vitoria
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) define a região como "Patrimônio Natural Mundial" e "Reserva da Biosfera"

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.