Clima ameno

Serra Fluminense é disputada no inverno

Estação mais charmosa do ano combina com as belezas e, claro, o frio serrano do Estado do Rio de Janeiro

O rústico interage com o requintado em uma mistura de belezas naturais, arquitetônicas e delícias gastronômicas. Vales e montanhas permitem vislumbres privilegiados de uma região que esbanja elegância
00:00 · 28.06.2018 / atualizado às 01:58

O inverno oficialmente chegou no País. O clima mais ameno começa a baixar as temperaturas em diversas regiões. Há poucos dias, por exemplo, os termômetros do Parque de Itatiaia, na Região Serrana do Rio, atingiram -2,6°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta época do ano, a Serra Fluminense ganha um charme todo especial, sendo um dos destinos mais procurados por quem gosta de um cobertor e chocolate quente. Segundo a Associação de Hotéis do Estado do Rio (Abih-RJ), os municípios serranos deverão ter um incremento de até 50% na ocupação entre junho e setembro.

Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo são as principais cidades daquela área. Elas oferecem, além das belas paisagens e excelente gastronomia, a melhor infraestrutura hoteleira de serra.

Acomodações

Dentre os hotéis, o Rosa dos Ventos, localizado a 130 km da cidade do Rio, no centro de um parque privativo de 100 hectares junto ao Parque Estadual dos Três Picos e ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, oferece 40 acomodações com vista para o vale, lago, parques e jardins. O hóspede tem à sua disposição trilhas internas para passeios ecológicos, cavalos, bicicletas, quadras esportivas, piscinas climatizadas e jaccuzzi externa.

Já no Município de Petrópolis, o Hotel Solar do Império é um verdadeiro resgate à história da Cidade Imperial. Ocupando dois casarões tombados, o hotel é opção para quem quer luxo, conforto e tem apreço pela nostalgia.

O projeto arquitetônico do prédio preserva o conceito dos elementos de época.

Mais uma opção, o resort Quinta da Paz fica em uma área de 70 mil metros quadrados com cachoeira, lago, hortas, pomar, trilhas e nascentes de água potável. Ele possui piscina, banheiras, espaço zen, quadra de tênis em saibro e vista privilegiada.

Por sua vez, o Hotel Capim Limão, localizado em Itaipava, oferece cenário exuberante com jardins, pomar, horta e um bosque de pinheiros como opções de lazer aos hóspedes.

A Pousada Les Roches está localizada no Vale do Cuiabá, também em Itaipava, oferece entre as atividades de lazer, trilhas, bicicletas, jacuzzi, quadra de tênis, campo de golfe, sauna e massagens.

Já no alto da Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais, a Pousada Mauá Brasil fica a 1.100 m de altitude. Cercada por vales e montanhas, o lugar proporciona uma bela vista da região.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.