Planejamento das férias

Saiba como economizar na viagem de Réveillon

O início de novembro é o período ideal para adquirir passagens domésticas para o fim de ano. Veja dicas

Para quem embarca com a família, a recomendação é fazer um planejamento detalhado. O dia da viagem, o destino e o período de retorno são fatores que podem alterar bastante o custo da sonhada viagem de férias no fim do ano
00:00 · 09.11.2017

Segundo levantamento do Skyscanner, um dos maiores buscadores de viagens do mercado, o período atual é o mais econômico para quem procura por passagens aéreas pelo Brasil para viagens de Ano Novo. Historicamente, voos reservados no começo de novembro chegam a ser até 14% mais baratos do que o preço médio para voos domésticos no período.

Mas o fato é que muita gente perde essa oportunidade. Pesquisa realizada em parceria com o Conectaí, aponta que 43% dos entrevistados não compram passagens aéreas no momento certo.

Segundo dados do buscador global, que analisou milhões de passagens aéreas nos últimos dois anos, o tempo ideal para garantir bons preços ao voar no fim do ano é de pelo menos oito semanas de antecedência.

Para ajudar com o planejamento das viagens de fim de ano, o Skyscanner listou algumas dicas para ajudar a garantir os melhores preços na hora de comprar passagens.

Escalas, por que não?

Para assegurar tarifas mais baratas, quando possível, vale a pena optar por voos com escalas ou para aeroportos próximos. Escolher companhias aéreas diferentes para os voos de ida e volta também pode ajudar a economizar.

Alerta de preços

Outra boa dica é criar alerta de preços, que notificam, por e-mail ou através de mensagens de celular, diariamente as variações de valores, ajudando o usuário a monitorar os aumentos e principalmente as reduções de tarifas e, assim, saber o melhor momento de comprar suas passagens.

Se o viajante tiver datas flexíveis, também é possível fazer uma busca pelo mês mais barato e definir as datas de acordo com média de preços e promoções disponíveis no momento, como também checar os preços em um determinado mês, semana ou dia.

Melhor dia

O Kayak, site de planejamento de viagens, também realizou estudo que revela quais os melhores dias da semana para viajar pagando menos, tanto em deslocamentos nacionais quanto para fora do País.

De acordo com Eduardo Fleury, country manager do Kayak no Brasil, o preço das passagens varia muito de acordo não só com o destino, mas com o dia da semana em que se escolhe viajar e a data da compra. "Para ajudar o viajante no planejamento, nosso estudo mostra como economizar mais na compra de bilhetes aéreos para viagens no fim do ano", observa.

Para destinos internacionais, a recomendação é comprar passagem com ida na quarta-feira e retorno no domingo, o que pode garantir até 32% de economia.

O ideal, no entanto, para quem tem como adiantar o planejamento, é comprar a passagem para o exterior com dois meses de antecedência. Dessa forma, pode-se garantir uma economia de 9,7%. Com voo de ida marcado para uma quinta-feira e volta em uma quarta pode-se economizar mais 7%.

Voos domésticos

Para voos nacionais, a melhor opção é viajar no sábado e voltar no domingo, o que pode garantir uma economia de até 30% no preço da passagem. Para os que podem antecipar mais, o melhor período para a compra de voos domésticos é dois meses antes do embarque. Com ida no sábado e volta na quinta-feira, a economia pode chegar a 16%.

O estudo também revela os melhores dias para se viajar em qualquer época do ano - exceto feriados. Para voos domésticos, voar no sábado e voltar na segunda-feira pode garantir uma economia de até 15%; já para os internacionais, a melhor pedida é viajar em uma quinta-feira e voltar em uma quarta, o que ajuda a economizar até 9% no preço da passagem.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.