Paraíba

Roteiro para descobrir Jampa

Capital paraibana aposta na beleza das praias urbanas e equipamentos culturais para atrair mais turistas

Na maré baixa, é possível aproveitar as piscinas naturais de Ponta do Seixas. Além de excelente para o banho, a Praia também é o ponto mais oriental das Américas ( Fotos: CACIO MURILO/MTUR )
00:00 · 17.05.2018
Um dos pontos mais visitados é o Mercado de Artesanato da Paraíba, em Tambaú. No local, são vendidos produtos artesanais típicos da região

Próximo ao Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, o letreiro anuncia: "Eu amo Jampa". É com essa saudação que os turistas são convidados a desbravar as belezas de João Pessoa, ou Jampa para os íntimos.

Como as demais capitais nordestinas, a cidade esbanja opções de praias com águas mornas e cristalinas, onde o Sol brilha a maior parte do tempo. Vocação para o turismo não falta. Até porque, em junho, todo o Estado se veste de festa para comemorar o "Maior São João do Mundo". A festança, é bom avisar, vale uma visita à vizinha Campina Grande, a 134 Km.

> Do bolero de Ravel  ao forró de Gonzagão

"Perto do turismo de outros estados do Nordeste, a Paraíba é pouco divulgada. Mas temos praias tão belas como as de Maragogi (em Alagoas), por exemplo, e muita história, já que somos a terceira capital mais antiga do País", enfatiza o guia Nadjmar Diniz Barbosa, da agência 100% Parahyba, que atende turistas locais. "O centro histórico de João Pessoa tem construções do século 16. O Centro Cultural São Francisco é a construção mais importante de arte barroca, e a maioria dos prédios é tombada", completa o guia, enfatizando que o destino tem preços bem em conta em relação ao restante do Nordeste.

A maior parte dos pacotes oferecidos pelas agências de viagens incluem passeios a conhecidas praias da região, como a Ponta do Seixas e a do Farol de Cabo Branco. Com a ajuda de receptivos locais, o turista pode explorar ainda mais direções.

Image-0-Artigo-2400571-1
Com ampla faixa de areia e excelente estrutura, a Praia de Tambaú concentra a maior parte dos hotéis, além dos mais descolados bares e restaurantes da cidade

Com uma população de pouco mais de 800 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Pessoa é uma cidade pacata e tem como principal cenário a praia de Tambaú. "Aqui mesmo temos de atração a feirinha de artesanato, que tem muito couro de bode, além de peças de roupa e decoração feitas de renda. Há muita música também. O forró é o ritmo da região, por isso, há muitas referências a Luiz Gonzaga", completa Barbosa.

Praias próximas à Capital também pode ser exploradas com passeios de baixo custo, contratados na própria orla ou até mesmo nos hotéis. Se a ideia é ver paisagens de sol e mar, guias estão preparados apara levar os visitantes às límpidas águas da Ponta do Seixas, por exemplo, onde é possível nadar entre os cardumes de peixes. Há ainda a Praia do Bessa e as incríveis piscinas naturais de Picãozinho. Não menos bela é a Ilha de Areia Vermelha, um banco de areia que se forma na maré baixa.

Image-1-Artigo-2400571-1
Mais tranquila, a Praia do Bessa tem uma ampla faixa de areia e mar tranquilo. Fica em uma área residencial e é mais frequentada por famílias com crianças 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.