natureza

Rota das Águas Nobres é atração da vez

No interior de Mato Grosso, o município encanta os turistas que buscam natureza e aventuras aquáticas

O belo Aquário Encantado, na Vila de Bom Jardim, é um dos principais atrativos turísticos do município
00:00 · 10.08.2017 por Marlyana Lima - Editora
A Lagoa das Araras lembra um pântano na área de transição entre Cerrado e Amazônia com exuberante fauna e flora aquática

Localizada cerca de 140 km ao norte de Cuiabá, no caminho oposto ao do Pantanal mato-grossense, a cidade de Nobres fica na transição do Cerrado com a Amazônia. É um lugar único que pode ser chamado, sem exagero, de um paraíso ecológico de fauna e flora diversificadas e destaque para as aves da região.

Para começar, a hidrografia privilegiada faz do município um destino com rios e cachoeiras de águas translúcidas. Nesse cenário, atividades como tirolesa, flutuação, banhos de rio e mergulhos entre os peixes estão entre as mais procuradas pelos visitantes que chegam em número cada vez maior. Por isso mesmo, a sustentabilidade e as ações de preservação são premissas básicas seguidas por quem vive de turismo na região.

Mas, vamos à diversão! O Aquário Encantado, na Vila de Bom Jardim, é um dos principais atrativos turísticos. As águas translúcidas repletas de peixes convidam os visitantes a mergulharem entres cardumes.

Image-4-Artigo-2279884-1
Longe de fazer jus ao nome, o Rio Triste oferece várias possibilidades de diversão. Um dos mais procurados é o passeio de Boia Cross 

Piscinas naturais

O Aquário Encantado é na verdade uma gigantesca piscina natural com cerca de 90 metros de perímetro e até seis metros de profundidade, de onde brota uma nascente. É lindo, mas não é o único no município.

Outro local para flutuação entre os peixes são as águas cristalinas do Rio Triste, também em Bom Jardim. Além dos cardumes, o mergulho de superfície permite a observação de arraias.

Na mesma localidade, as nascentes do Rio Salobra, de águas transparentes e cercadas por mata nativa, são excelentes para flutuação entre os cardumes multicoloridos.

Além de peixes como dourados, piraputangas, pacus e piaus, na trilha ao longo do percurso, os turistas se deparam com animais e aves da região. Há araras, seriemas, capivaras e macacos.

De nome bem apropriado, a Lagoa das Araras lembra um pântano na área de transição entre Cerrado e Amazônia com exuberante fauna e flora aquática. Ali, as palmeiras de Buriti predominam na paisagem e abrigam ninhos de araras, maritacas e periquitos que povoam a área do manancial.

Image-2-Artigo-2279884-1
Cercado por árvores nativas, o Balneário Estivado recebe visitantes o ano inteiro. As águas claras do rio revelam os cardumes de dourados, piraputangas e piaus 

Cachoeiras e trilhas

Entre as cachoeiras de Bom Jardim, a Serra Azul é considerada uma das mais bonitas. A queda d'água, de 50 metros, fica após uma trilha exuberante ao pé da serra. Outro ponto de banho cristalino onde o visitante se familiariza com os cardumes é Balneário Estivado. Vale visitar!

Quem gosta de aventuras mais radicais pode seguir direto para o Refúgio Água Azul. No local, além do banho e das trilhas ecológicas, há uma tirolesa de tirar o fôlego. Já os passeios de Boia Cross descem os rios com tranquilidade. No Duto do Quebó, um túnel de calcário, é possível observar formações de calcário no teto e paredes durante a descida pela correnteza.

Além de habitat natural de diversas espécies de animais e plantas, por ser uma região com grande concentração de calcário, Nobres também possui incríveis grutas e cavernas.

Mas, para ver tanta beleza do alto, uma das opções é o Mirante do Cerrado. Agende um tempinho para conhecer a Serra do Tombador e seus sítios arqueológicos, com pinturas e inscrições rupestres.

Image-1-Artigo-2279884-1
A cachoeira da Serra Azul faz parte dos pontos turísticos da cidade de Nobres. A beleza do lugar atraí visitantes de todo o País

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.