Praias paradisíacas na Costa do Sol Poente

00:00 · 08.12.2016
tur
As praias da Costa dos Ventos são perfeitas para os esportes náuticos ( Foto: Natinho Rodrigues )

Para os desbravadores do mar e comandantes das velas e pipas ao vento, o mapa da emoção tem outras quatro cidades onde a parada é obrigatória.

São Gonçalo

Entre os paraísos naturais que formam a Rota da Costa dos Ventos, Pecém e Taíba têm lugar garantido. Ambas ficam em São Gonçalo do Amarante, município onde o turismo está em constante evolução.

Leia também:

>>Descubra as rotas turísticas do Ceará

>>Entre o azul do céu e um mar de emoções

>>Parque Nacional de Jericoacoara

>>Tesouros da fé e da natureza

>>Passeio pelas areias coloridas

>>Força dos ventos impulsiona a aventura

>>Ecoturismo no alto da Serra

>>Ao sabor da história, entre sítios e casarões

A praia da Taíba tem uma beleza diferente, com formações rochosas e trechos marcados pela presença de uma rica vegetação. Em alguns pontos, bicas de água doce afloram dos rochedos. Um espetáculo que costuma encantar os visitantes.

Além disso, Taíba costuma ser cenários de importantes campeonatos de surfe e sedia eventos que combinam música e gastronomia, como o Festival Internacional do Escargot.

Paracuru

Distante 90 Km da Capital, é o terceiro município que forma o roteiro integrado Costa dos Ventos. Rodeado de falésias, dunas móveis e matas de caatinga que preservam pequenos olhos d'água e lagoas, a cidade vem investindo pesado no desenvolvimento do turismo e no potencial da Rota.

Além de ser conhecido internacionalmente por seus ventos e ondas, Paracuru possui um ar bucólico, com suas colônias de pescadores e jangadas à beira-mar. Abriga as praias de Barra do Rio Curu, Guagiru, Carnaubinha (Hawaizinho), Pedra do Meio, Coqueirinho, Bica, Munguba, Igreja Velha (também conhecido como Ronco do Mar), Boca do Poço, Praia das Almas, Canto, Pedra Rachada, Pau Enfincado (Quebra Mar), Baixo Grande, Buraco, Vapor, Pedra Redonda, Anjos, Pedra Grande e Piriquara.

Cada uma delas tem sua beleza particular, e reserva para os visitantes surpresas e emoções. O mar calmo e de arrecifes naturais de algumas contrasta com as ondas altas de outras, perfeitas para quem pratica surfe.

Além de Fortaleza, Paracuru é o único município do Estado com sede à beira-mar. Por isso, os turistas dispõem de uma boa infraestrutura de serviços, com agências bancárias, sede dos Correios, hospital e um comércio diversificado. A isso, soma-se ainda uma boa oferta de pousadas, hotéis, restaurantes e barracas que recebem perto de 150 mil turistas por ano.

Paraipaba

O município se destaca na Rota com a praia de Lagoinha e também com a Lagoa das Almécegas, que proporciona passeios de barco e um relaxante banho de água doce.

Com um litoral de 14 Km, repleto de praias, lagoas e coqueirais, o município encanta turistas do mundo inteiro com suas paisagens cinematográficas.

O lugar reserva aos visitantes uma experiência única não só pelas belezas naturais e pela variedade de passeios, mas também pela tranquilidade e pela simpatia da população nativa, formada por pescadores e suas famílias.

Trairi

A Rota dos Ventos não seria a mesma sem as praias de Trairi, com destaque para Flecheiras e a tranquila Mundaú com suas dunas e barra de rio.

Em Flecheiras, o viajante que foge dos agitos encontra um pequeno paraíso. A tranquilidade encanta e energiza o corpo e a mente. Em longos passeios, a praia descortina-se entre dunas e coqueirais, com uma beleza selvagem e quase intocada.

Mundaú, por sua vez, é tão exclusiva que nem maresia existe por lá, pois os ventos sopram da terra para o mar.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.