incentivos para o turista

Portugal: mais oportunidade para visitar

Programa Stopover da TAP incentiva a parada em Lisboa e no Porto com descontos em hotéis, bares e restaurantes

Miradouro São Pedro de Alcântara é um dos pontos mais altos de Lisboa ( Fotos: Inácio Aguiar )
00:00 · 12.04.2018 por Inácio Aguiar*- Editor de Fechamento

Viajar é a única forma de gastar dinheiro e se tornar mais rico. A frase, que você já deve ter recebido em redes sociais, de autor desconhecido, se encaixa bem na grande procura de brasileiros, em especial cearenses, por viagens de turismo. Com voos diretos entre Fortaleza e a Europa há 20 anos, o oceano atlântico, que antes nos separava, passou a nos unir. E, pode apostar, na volta do passeio, você estará mais rico.

> Guia Conhecendo o Ceará no voo comemorativo da TAP

Destinos como França, Inglaterra, Alemanha e Grécia têm o charme que encanta o público brasileiro, seja por cultura, arquitetura, gastronomia, baladas, história ou luxo. Some-se a isso, então, a sensação de se sentir em casa em um país que fala a mesma língua e cuja história se confunde com a nossa.

Esta é Portugal, uma nação-irmã, porta de entrada para a Europa. Terra a nos reservar surpresas incríveis, agregando dias e momentos valiosos para os espíritos aventureiros ou mesmo àqueles viajantes mais conservadores.

Certamente, Lisboa não é a capital europeia a despertar o maior interesse no grande público de turismo cearense, mas pode agregar bastante à sua viagem de férias e se tornar, quem sabe, um destino obrigatório.

Para abrir esta oportunidade, a TAP Linhas Aéreas, que comemora os 20 anos do voo Fortaleza/Lisboa, criou o programa "Portugal Stopover", que oferece brindes e descontos especiais em hotéis, bares e restaurantes, em Lisboa e no Porto, para que o turista possa agregar, sem custos adicionais, dias de lazer e diversão, vinho e bacalhau, num mergulho cheio de sabores na história lusitana e brasileira. Tudo isso sem abrir mão do seu destino preferido.

O programa, que atinge a marca de 100 mil passageiros beneficiados, é uma boa chance de desacelerar, evitar longas horas em aeroportos, e desfrutar do que Portugal, o novo queridinho dos turistas europeus, tem a oferecer. E são muitas opções.

Oportunidade

O Portugal Stopover oferece, sem cobranças adicionais nas passagens aéreas e com descontos em hotéis, até cinco noites de estadia, tempo suficiente para conhecer cidades, culturas, gastronomia e viver o clima ameno das terras lusitanas, cujos ventos têm aroma de vinho.

Se o tempo está apertado, a opção de ficar apenas por uma noite em Lisboa, por exemplo, é suficiente para um passeio gratuito de "tuk tuk", um triciclo elétrico que leva até seis pessoas pelas ruas históricas de Lisboa, contemplando a maioria dos pontos turísticos da cidade.

A viagem começa na Praça do Comércio, passa pelo badalado bairro Chiado, ponto de encontro e reduto dos escritores e artistas portugueses desde o século XVIII. A estátua de Fernando Pessoa fica em frente ao antigo Café Brasileiro, um dos mais visitados.

Mais adiante, é possível fazer uma rápida parada na Avenida Pedro Álvares Cabral, no monumento em homenagem ao navegador que descobriu o Brasil, mesmo não estando na área mais turística da cidade.

A Ópera de São Carlos, o Teatro da Trindade e a Igreja Jesuíta de São Roque estão no trajeto. Já o miradouro São Pedro de Alcântara tem Lisboa aos seus pés. O visual é de tirar o fôlego.

O passeio vai do clássico ao moderno e é indispensável parar para conhecer o LxFactory. Um antigo espaço industrial que foi revitalizado pela iniciativa de arquitetos, designers e artistas e virou polo de Startups e ponto de encontro da juventude descolada, com bares, cafés, livrarias e foodtruks. Prova de que é possível revitalizar áreas com pouco recurso, muita criatividade e incentivo à ocupação do espaço urbano.

Sabores lusitanos

O fim da viagem, de volta à Praça do Comércio, pode terminar no restaurante Aura, um charmoso espaço na zona turística de sabores requintados e bem portugueses, com pratos de carnes, massas e o tradicional bacalhau. O espaço é um dos mais de 150 parceiros do Portugal Stopover. Dá até para ganhar uma garrafa de vinho para dar ainda mais charme ao almoço!

Aliás, os restaurantes dos melhores chefs de Portugal aderiram ao programa. No restaurante Bairro do Avillez, do chef José Avillez, serve-se um porco preto do Alentejo de sabor inigualável.

Na Tasca da Esquina, de Vitor Sobral, a sugestão é ficar "Na Mão do Chef", uma combinação de quatro entradas com dois pratos principais.

Também vale a visita ao Museu do Dinheiro. O espaço foge dos padrões convencionais e usa a tecnologia para contar a história da riqueza. Stopover é mesmo uma oportunidade de ouro para incluir de vez Portugal nos seus destinos de viagem.

*O jornalista viajou a Portugal a convite da TAP

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.