Costa leste

Passeio pelas areias coloridas

Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí formam a Rota das Falésias

00:00 · 08.12.2016
fds
Monumento Nacional das Falésias virou área de preservação ambiental ( Foto: Kid Júnior )

São mais de 200 quilômetros de praia. De um lado, o mar. Do outro, os paredões de areia que, com diferentes formas e cores, emolduram um dos roteiros turísticos mais famosos do País.

A viagem pode começar por Aquiraz, onde, além das belas praias, funcionam dois grandes empreendimentos de lazer - o Beach Park e a Engenhoca. Para quem quer mesmo é sol e mar, Prainha, Iguape e Presídio são as praias mais frequentadas e com melhor estrutura de hospedagem e serviços.

Leia também:

>>Descubra as rotas turísticas do Ceará

>>Entre o azul do céu e um mar de emoções

>>Parque Nacional de Jericoacoara

>>Tesouros da fé e da natureza

>>Força dos ventos impulsiona a aventura

>>Praias paradisíacas na Costa do Sol Poente

>>Ecoturismo no alto da Serra

>>Ao sabor da história, entre sítios e casarões

Passar pelo município de Eusébio tem suas vantagens. Uma delas é o Centro das Tapioqueiras, com seus sabores irresistíveis. Na cidade ficam os maiores kartódromo e autódromo do Estado.

Seguindo pela CE-040, a próxima parada é Pindoretama. Ali, a grande pedida é explorar o doce sabor dos produtos feitos a partir da cana-de-açúcar. Os engenhos são uma espécie de cartão-postal da cidade.

Praias do Leste

Cascavel vem na sequência. Em seu litoral estão algumas das mais belas praias da Costa Leste. Começando pela badalada Caponga, passando por Barra Velha, Águas Belas e Barra Nova.

Banhada pelo mar, Fortim também é conhecida por estar localizada à beira do Rio Jaguaribe. Sua praia mais famosa é Pontal de Maceió, uma autêntica vila de pescadores que conserva sua autenticidade e vive ao ritmo das jangadas.

Em Beberibe, entre onze praias, as falésias se revelam em todo esplendor. Para conhecê-las, os turistas seguem a pé pela Vila de Morro Branco até o Monumento Natural das Falésias, que virou área de conservação.

O caminho passa pelo Labirinto das Falésias. Ali, os guias locais conduzem os visitantes por entre areias coloridas e formações geológicas. O passeio termina na praia. A partir desse ponto, é só seguir por mais 4 Km até chegar à Praia das Fontes, onde as grutas são a maior atração.

Também é possível se refrescar com o banho de mar ou nas fontes de água doce, que fica represada e brota nas formações. Os mais aventureiros chegam a usar as falésias como rampa de decolagem de parapente. Os instrutores alugam o equipamento e acompanham o voo.

Em Aracati, cidade de tesouros arquitetônicos, Canoa Quebrada é a praia de maior destaque. Conhecida internacionalmente, a vila recebe milhares de turistas que chegam em busca das aventuras e também da noite agitada em bares e restaurantes da "Broadway", avenida onde se concentram atrações culturais e gastronômicas.

A rota das Falésias termina em Icapuí, nas praias da Redonda e Ponta Grossa, onde as falésias chegam a atingir 45 metros de altura.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.